Ícone do horror finalmente abraça os mitos de Lovecraft
Diretor de “Invocação do Mal” anuncia aguardado projeto baseado no clássico conto cósmico
O aclamado diretor James Wan, conhecido por franquias de terror como “Invocação do Mal” e “Jogos Mortais”, anunciou que vai comandar a adaptação para o cinema do icônico conto de H.P. Lovecraft “O Chamado de Cthulhu”.
A notícia foi recebida com entusiasmo por fãs e crítica, que esperam uma obra à altura dos dotes do cineasta.
De sobrenatural ao cósmico
Após anos explorando o terror sobrenatural em “Invocação do Mal” e suas diversas sequências e derivados, Wan finalmente decidiu embarcar em uma nova vertente: o subgênero “terror cósmico”, também conhecido como “horror lovecraftiano”.
Trata-se de uma aguardada guinada na carreira do diretor, que domina as narrativas de assombrações, mas ainda não havia experimentado as histórias de seres antigos vindos do espaço que são a marca registrada de Lovecraft.
Enredo atemporal conquista gerações
Publicado originalmente em 1928 na pioneira revista pulp Weird Tales, “O Chamado de Cthulhu” é considerado um dos contos definitivos de H.P. Lovecraft.
Nele, uma sinistra criatura primordial chamada Cthulhu desperta de seu sono milenar nas profundezas do Oceano Pacífico, trazendo horror e loucura para a raça humana.
As descrições vívidas e imaginação sem limites de Lovecraft conquistaram legiões de fãs em quase 100 anos de história da obra.
Momento propício para adaptação
O horror cósmico vem ganhando cada vez mais espaço nos cinemas, com produções recentes como “Dentro do Mar” (2020) e “Terrified” (2017) fazendo sucesso e mostrando o apetite do público pelo gênero.
Portanto, o anúncio deste novo projeto chega em ótima hora, com Wan podendo surfar essa onda e trazer sua qualidade autoral para os mitos lovecraftianos.
Expectativa por obra-prima do mestre do terror
Agora resta aguardar mais detalhes sobre elenco, data de lançamento e formato da adaptação para descobrir se trará novidades e liberdades criativas ou será fiel à atmosfera do conto original.
Os fãs do autor e do diretor já contam os dias para ver o que muitos esperam ser uma obra-prima sombria e atemporal do rei do terror moderno.