O ator Jean-Claude Van Damme foi acusado de crimes sexuais na Romênia, segundo informações divulgadas pela Vulture. De acordo com a afiliada da CNN, Antenna 3, o astro de filmes de ação teria mantido relações com cinco mulheres que, segundo as autoridades, ele sabia estarem sendo traficadas por um grupo criminoso liderado por Morel Bolea.
Segundo a denúncia criminal apresentada pela Diretoria Romena para Investigação do Crime Organizado e Terrorismo (DIICOT), Van Damme teria recebido cinco mulheres romenas como “presente” durante o Festival de Cannes. As mulheres eram modelos na Romênia antes de serem supostamente traficadas.
Adrian Cuculis, advogado de uma das mulheres, afirmou em declaração traduzida pelo “Page Six” que as vítimas estavam “em estado de vulnerabilidade” e que a pessoa que as recebeu “conhecia sua condição”. “A partir dos depoimentos das testemunhas, fica muito claro que Jean-Claude Van Damme sabia que essas pessoas estavam sendo exploradas”, declarou o advogado.
PARTE DE UMA INVESTIGAÇÃO MAIOR
O incidente envolvendo Van Damme é parte de uma investigação mais ampla sobre tráfico humano conduzida pelas autoridades romenas contra Morel Bolea. Esta investigação teve início em 2020 na Romênia e continua em andamento.
Se a Alta Corte de Cassação da França autorizar os procedimentos criminais, os suspeitos, incluindo potencialmente Van Damme, serão convocados para a Romênia para prestar depoimentos. Até o momento, não há informações sobre se Van Damme já foi formalmente indiciado ou se ele respondeu publicamente às acusações.
O ator belga de 64 anos ficou famoso nos anos 1980 e 1990 por seus filmes de artes marciais e ação, incluindo “Bloodsport”, “Kickboxer”, “Soldado Universal” e “Timecop”. Nos últimos anos, sua carreira tem alternado entre papéis em filmes de ação de menor orçamento e aparições em produções que fazem referência à sua persona cinematográfica, como em “Os Mercenários 2” e “JCVD”.
Esta não é a primeira vez que uma celebridade de Hollywood é implicada em acusações relacionadas a tráfico sexual nos últimos anos, refletindo um momento de maior escrutínio sobre o comportamento de figuras públicas e a crescente conscientização global sobre redes de tráfico humano.
As autoridades romenas não divulgaram um cronograma para o andamento do caso, e representantes de Van Damme ainda não se manifestaram publicamente sobre as acusações até o momento da publicação desta matéria.
Mortal Kombat 1 | Jean-Claude Van Damme como Johnny Cage no novo trailer do jogo