A escritora JK Rowling, criadora da saga Harry Potter, entrou em conflito com o governo do Reino Unido após a revelação de que o Partido Trabalhista planeja tornar crime o ato de se referir a alguém pelo gênero errado intencionalmente. Rowling afirmou que preferiria cumprir pena a ser forçada a usar pronomes compulsórios.
Planos do Partido Trabalhista
De acordo com o jornal Daily Mail, o partido pretende criminalizar o ato de chamar propositalmente uma pessoa trans pelo gênero errado ou pelo nome de registro, punível com até 2 anos de prisão.
Defesa da liberdade de expressão
Em resposta, Rowling declarou no Twitter que aceitaria “fazer dois anos de prisão se a alternativa for discurso compulsório e negação forçada da realidade e importância do sexo”.
Críticas à medida
Especialistas alertam que a criminalização pode significar cadeia para quem se recusar a usar os pronomes preferidos de uma pessoa trans. Os pronomes podem mudar constantemente, dificultando seguir as regras.
Polêmica anterior
Rowling já foi muito criticada por defender que homens trans não deveriam acessar espaços femininos como banheiros. Seus posicionamentos são vistos como transfóbicos por ativistas.
Liberdade ameaçada
O caso expõe como pautas identitárias podem colocar em risco a liberdade de expressão. Resta saber se a medida será implementada e como Rowling e outros críticos reagirão.
Ei nerd, quer criar um canal de sucesso sem mostrar o rosto? O mentor Peter Jordan revela os segredos em novo curso.
Aprenda as técnicas por trás de canais como “Acredite ou Não” com milhões de inscritos.
Domine SEO, edição, roteiro e muito mais. Bônus exclusivos.
Invista em você e alavanque seu canal! Valor original R$2.500 por apenas 12x de R$29.
Ação limitada. Aproveite já essa chance de ouro de aprender do melhor e decolar no YouTube.
Sua chance de virar esse jogo! Clique aqui e mude sua vida agora