Aos 92 anos, John Williams esbanja criatividade – e magia
Por Claudio Dirani
Você está nadando solitariamente na praia. De repente, ao fundo, você ouve: tan tan…tan-tan-tan-tan… O som da música ambiente faz os batimentos subirem – e até suar no meio do oceano.
A culpa toda é da trilha sonora, claro. Já imaginou, curtir as ondas, e o tema sinistro de Tubarão tomar conta de um cenário de aparente calma e tranquilidade?
É por isso que a música, caros nerdolas, é tão importante.
Cenas que já seriam impactantes por natureza – como a do clássico de terror marítimo dirigido por Steven Spielberg – foram eternizadas pelo inigualável som das notas criadas por John Williams em 1975 – e que garantiu ao compositor seu 1º Oscar da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood.
Ainda na ativa na juventude de seus 92 anos, John Towner Williams se tornou um dos mais consagrados maestros e compositores de trilhas sonoras para os cinemas em incríveis oito décadas de atividades ininterruptas. Embora tenha vencido apenas 5 Oscar, o gênio só fica atrás de Walt Disney em número de nomeações: 54 ao todo.
John Williams: legado imbatível
A ideia inicial seria listar aqui no Se Liga Nerd 10 das mais impactantes obras musicais para o cinema – uma tarefa praticamente impossível, mas divertida. Contudo, ao verificar o CV de John Williams, não deu para resistir à tentação de listar alguns de seus mais incríveis trabalhos.
Contatos Imediatos de Terceiro Grau
Em 1977, John Williams criou um dos temas musicais mais conhecidos de uma galáxia muito, muito distante. Seria muito fácil, então, rasgar elogios para a trilha de Star Wars – Uma Nova Esperança – a primeira parceria de Williams com George Lucas, que viria a faturar o Oscar de Melhor Trilha Original.
A verdade é que a criatividade empregada em Contatos Imediatos de 3ª Grau (outro longa de Spielberg), exibido também em 77, vale mais do que uma simples menção honrosa.
As 5 notas do tema principal de Contatos ficaram tão populares que acabaram na vinheta da extinta Rede Manchete.
Se você é colecionador, não deixe de conferir a versão expandida da trilha reeditada em 2022
Esqueceram de Mim
Entra ano e sai ano, é difícil passar as festas sem assistir à saga Esqueceram de Mim. Trata-se de uma das melhores comédias natalinas, com o astro-mirim Macaulay Culkin em seu auge.
Parte do sucesso dos 2 primeiros longas lançados em 1990 e 1992, respectivamente, está na música criada por John Williams. O diferencial da trilha está na combinação de temas alegres e sentimentais que tomam conta das aventuras do protagonista Kevin McCallister (Culkin).
Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros
O épico Parque dos Dinossauros estreou em junho de 1993, deixando os fãs de cinema boquiabertos com os inigualáveis efeitos visuais – cortesia da Industrial Light and Magic de George Lucas.
As novas tecnologias empregadas à produção (outra parceria com Spielberg), inclusive, serviram como base para Lucas criar o prequel Star Wars – A Ameaça Fantasma (1999).
O tema principal – e triunfante – do filme se tornou um dos maiores hits nas apresentações ao vivo de John Williams pelo mundo.
Tema dos Jogos Olímpicos de Los Angeles
Breve pausa nas trilhas para dar uma escapadinha para Los Angeles, em 1984. Depois do erudito aplicado às Olimpíadas de 1980, em Moscou, os EUA contra-atacaram em plena guerra fria com um dos mais incríveis temas da história da música.
Embalado pelas composições em Retorno de Jedi (1983), Williams conduziu os músicos na abertura das competições, em mais um exemplo de sua polivalência e criatividade.
Sua “Fanfarra Olímpica” continuou (e continua) a exercer influência na cultura pop nos jogos seguintes, sendo usado pelo canal NBC na cobertura das competições em Seul (88), Barcelona (92) e Atlanta (96).
Confira a lista completa de trabalhos de John Williams