Kamen Rider, desde a sua estreia em 1971, tem sido um dos mais icônicos e duradouros super-heróis japoneses, conquistando corações em todo o mundo com suas incríveis aventuras e histórias envolventes. O herói foi criado e desenvolvido pelo notório mangaká Shotaro Ishinomori autor de:Cyborg 009 , a série Super Sentai (mais tarde adaptada para o ocidente com Power Rangers ), Kikaider entre outros.

Foto: Toei / Reprodução
Em 1970, o produtor da Toei, Toru Hirayama (平山 亨, Hirayama Tōru ) propôs um “Projeto do Herói Mascarado”, para o qual ele abordou Ishinomori para fornecer o designs de personagens. Planejado inicialmente como uma adaptação do mangá Skull Man (1970) Ishinomori e Hirayama redesenharam o herói principal para se parecer com um gafanhoto. Takeshi Hongo/Kamen Rider 01 ou Ichigo, interpretado pelo ator e dublê Hiroshi Fujioka , foi descrito como um humano transformado (改造人間, kaizō ningen )(ciborgue). A série televisiva teve 98 episódios e foi o pontapé inicial para uma franquia que está viva até hoje.

No Brasil o: gafanhoto gigante, como ficou conhecido, chegou em abril de 1991 com o nome de Kamen Rider Black (仮面ライダーBLACK Kamen Raidā Burakku) a décima primeira parte da franquia e teve a sua sequência natural Kamen Rider Black RX (仮面ライダーBLACK RXブラック アールエックス, Kamen Raidā Burakku Āru Ekkusu) ,também, exibida em território nacional. Em 28 de outubro de 2022, Kamen Rider Black Sun (仮 面 ラ イ ダ ー BLACK SUN , Kamen Raidā Burakku San ) foi disponibilizado no Brasil, mas pelo serviço de streaming da Amazon, Prime Video.A série faz parte das comemorações dos 50 anos da franquia chamada: Kamen Rider Series e ,também, celebrando o 35º aniversário de Kamen Rider Black. Finalmente em 21 de julho de 2023 chegou ao Brasil, também pela Prime Vídeo, o filme: Shin kamen Rider que é uma releitura cinematográfica da série inicial de 1971 cuja resenha já está disponível.
Origens Históricas de Kamen Rider:
Kamen Rider, também conhecido como Masked Rider em algumas regiões, surgiu em um período de grande transformação no Japão. A série estreou em 1971, na TV Asahi, quando o país ainda estava se recuperando do impacto pós-guerra. O personagem nasceu como Takeshi Hongo, um jovem motociclista que sofreu uma terrível transformação após ser sequestrado e modificado geneticamente por uma organização maligna chamada Shocker.
Herói único, muito diferente de tudo que havia no Japão e no resto do mundo, tinha tamanho humano o que o diferenciava dos concorrentes diretos Ultraman e Spectreman; suas histórias eram um pouco mais dramáticas para seu público alvo e seus vilões aterrorizantes para um Japão pós segunda guerra.
O cenário social e político do Japão desse período também foi retratado na série, criando uma atmosfera única. A luta contra a tirania e o poder opressivo das organizações malignas refletiam as aspirações da população por um mundo mais justo e livre. Essa mensagem ressoou profundamente com o público, garantindo o sucesso instantâneo da série.
Kamen Rider é uma série e personagem que possui uma rica história e é amada por gerações de fãs. Desde sua estreia em 1971, o herói mascarado tem encantado e inspirado audiências, transcendendo fronteiras culturais e linguísticas e com o passar de todo esse tempo, muitos novos heróis gritaram “Henshin” ao longo dos anos, não usavam mais cachecóis, alguns não eram mais insetos, outros sequer andavam de moto, mas o que todos eles tinham em comum? A vontade de proteger alguém, usar suas dores como motivação para defender os outros, independentemente de quantas adversidades estejam contra você, se transforme, na melhor versão que possa ter de si mesmo.
Se você ainda não conhece Kamen Rider, não perca tempo! Com mais de cinco décadas de histórias emocionantes, o mundo desse herói mascarado está pronto para ser explorado, cativando novas gerações com seu legado de coragem e determinação.