Por Claudio Dirani
Confira a análise das primeiras cenas divulgadas
A pergunta nunca foi tão pertinente: o mundo precisa de mais Karatê Kid? A resposta tem sido dada, aliás, nos últimos 6 anos. Afinal, desde 2018 (começando pelo YouTube, até a Netflix adquirir os direitos da série) Cobra Kai têm conquistado milhões de fãs, com sua conclusão prevista da 5ª temporada para fevereiro de 2025.
Ainda assim, a parceria de sucesso entre Ralph Macchio (Daniel Larusso) e William Zabka (Johnny Lawrence) que trouxe o universo dos clássicos Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984), Karatê Kid – A Hora da Verdade Continua (1986) e Karatê Kid – o Desafio Final (1989) para o século 21 parece atrair um público à espera de mais e mais novidades.
Mesmo que o quarto longa (Karatê Kid – A Nova Aventura, de 1994) e a versão com Jackie Chan e Jaden Smith (2010) não tenha inspirado muito, a franquia deve permanecer firme e forte com Karatê Kid – Lendas.
Previsto para maio de 2025, o longa promoverá o épico encontro entre Daniel (Macchio) e o mestre de kung-fu Sr. Han (Jackie Chan) para ajudar seu pupilo Li Fong (Ben Wang) a reaprender a magia das artes marciais.
Parte dessa trama apareceu, finalmente, no primeiro trailer de Karatê Kid – Lendas, divulgado nesta terça-feira (17).
Karatê Kid – Lendas: o trailer cena por cena
Somos apresentados ao novo capítulo do crossover entre Karatê Kid (2010) e Cobra Kai (os acontecimentos do filme se passam logo após a conclusão da 5ª temporada) com cenas na China, onde Li Fong, o pupilo do personagem de Jackie Chan, demonstra suas habilidades com o Kung Fu.
Aqui, contudo, chegamos ao ponto em que os universos se colidem, mas sem que os demais personagens (da série e dos filmes) se cruzem. Isso porque os direitos de imagem de Cobra Kai pertencem à Netflix, o que impediu imediatamente esse crossover tão esperado com os longas.
Dito isso, após breve cenas no continente asiático, o trailer viaja até um local bastante familiar, que será identificado pelo fã de Daniel Larusso e cia. sem precisar de legendas: o Do-jô Miyagui, na região dos vales da Califórnia.
Então, a seguir, temos a maior revelação sobre o plot até o momento. Depois de apreciarmos a antiga garagem do mestre de Okinawa, ouvimos a voz de Daniel questionando um visitante:
- O sr. conhecia o sr. Miyagui?
A resposta do personagem de Jackie Chan é surpreendente:
-
Não vim procurar Miyagui. Eu vim por você.
Depois da breve revelação, o trailer prossegue com cenas em outra parte dos EUA: Nova York. A cidade será o cenário da nova vida do jovem Li Fong. Enquanto se adapta à vida na principal cidade do planeta, percebemos que sua rotina não será fácil, com direito à problemas com gangues locais, aparentemente no bairro de Chinatown.
Com a breve introdução concluída, já é revelado que Li Fong receberá ensinamentos de caratê diretamente de Daniel Larusso. O encontro, ao menos segundo o recorte de 2 minutos, promete dar frutos.
A reta final mostra mais cenas de confrontos em Nova York, misturada a eventuais torneios de caratê. A boa notícia é que Daniel Larusso também deve se envolver nas lutas, culminando com a passagem de bastão para seu mais novo aprendiz.
Em suma, pelo que vimos, o roteirista Rob Lieber e o diretor Jonathan Entwhistle não procuraram reinventar a roda. Karatê Kid – Lendas não deve ser inovador – e isso é um bom sinal. O que os fãs de Daniel Sam e cia procuram é manter a tradição dos filmes e das séries que antecedem à nova aventura…