O ator e comediante norte-americano Kevin Hart afirmou em entrevista recente que os prêmios do cinema de Hollywood, como o Oscar e o Globo de Ouro, não são mais locais adequados e receptivos para a comédia stand-up.
Ambientes hostis para humor
Questionado se voltaria a se candidatar para apresentar o Oscar depois da polêmica que o fez desistir em 2018, Hart foi taxativo: “Esqueça qualquer esperança que você tenha sobre isso. Aquelas não são boas atrações para comediantes hoje em dia”.
Hart explicou que eventos assim viraram ambiente hostil para o humor, seja por pressões políticas ou intolerância com piadas consideradas pelo politicamente correto como ofensivas a certos grupos.
Outra época
O comediante fez questão de ressaltar o sucesso de nomes como Billy Crystal, Whoopi Goldberg e até Chris Rock, que souberam conduzir a cerimônia com maestria e irreverência no passado. “Mas aqueles foram outros tempos”, ponderou.
“Se você não é um comediante com relações dentro da indústria, vai encontrar uma plateia muito fria e difícil”, analisou Hart sobre o contexto atual.
Padrão duplo
Vale notar que muitas das piadas consideradas controversas ditas no passado por comediantes consagrados jamais teriam espaço hoje em dia. Percebe-se um padrão duplo e intolerante na avaliação do humor.
Enquanto astros como Ricky Gervais seguem fazendo piadas ácidas contra todo tipo de grupos, novos comediantes são rapidamente cancelados por ofensas bem menos graves a minorias específicas.
Cancelado pelo politicamente correto
Vale lembrar que Kevin Hart chegou a ser anunciado como apresentador da cerimônia do Oscar 2019, mas teve que renunciar depois que tuítes antigos com piadas consideradas homofóbicas vieram à tona e causaram pressão de grupos LGBTQIA+.
À época, o ator pediu desculpas públicas e se comprometeu com uma “evolução pessoal”. O caso, porém, simboliza esse ambiente de intolerância com humor não-PC que ele critica hoje.
Resta saber se os eventos mainstream de Hollywood voltarão a dar espaço para comediantes irreverentes ou se vão continuar se rendendo ao politicamente correto. Caso contrário, estrelas como Kevin Hart têm razão em evitar se apresentar nesses ambientes.