Ícone do site Se Liga Nerd

Lá vem o Chaves: retorno após 4 anos turbina audiência do SBT “sem querer querendo”

Chaves

Isso, Isso, Isso, ele mesmo

Volta do eterno “Chavito” acontece após 4 anos

Por Claudio Dirani

Não poderia ter sido um dia mais apropriado. Sábado, 12 de outubro de 2024, ficará marcado pelo retorno do inabalável Chaves à programação do Sistema Brasileiro de Televisão após 4 anos fora da emissora.

A reintegração do humorístico idealizado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) também representou um fôlego extra para a sobrevivência comercial da herdeira e diretora de programação Daniela Beyruti, que conseguiu estancar, ainda que provisoriamente, a “sangria de audiência” do canal fundado pelo eterno Silvio Santos.

Segundo dados que ainda serão consolidados, o SBT atingiu 5.1 pontos em média em sua reestreia, de acordo com as medições do Kantar Ibope em São Paulo. O desempenho representou alta de 82% em relação à programação que foi ao ar na semana passada, exatamente no mesmo horário. 

O desempenho na TV aberta também colocou o SBT na vice-liderança após um longo inverno, superando a Record TV, que tem se firmado atrás da Rede Globo nos últimos anos. Globo, aliás, que já chegou a ser derrotada pelo próprio Chaves em uma única e singular ocasião em junho de 1990 – em plena Copa do Mundo – quando o programa emplacou 36 pontos contra 30 do canal fundado por Roberto Marinho.

Chaves: fórmula infalível

Um dos programas mais amados por crianças e adultos de todas as idades, Chaves (e o não menos divertido Chapolin) integraram a grade do canal de Silvio Santos desde que a emissora ainda era conhecida como TVS em 1984. A saída, contudo, não foi nada suave. Em 2020, a mexicana Televisa ordenou que os programas parassem de serem exibidos em todo o mundo.

Em 24 de setembro, o departamento de comunicações do SBT confirmou o retorno, ratificando, claro, que a volta foi “sem querer querendo”:

 

“O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries Chaves e Chapolin, por completo, na TV aberta. “Além disso, de acordo com a negociação, alguns episódios de Chaves e Chapolin também serão exibidos no +SBT. Em breve, informaremos mais detalhes do retorno tão pedido pelos espectadores nos últimos anos”, anunciou a empresa.

 

O episódio escolhido para marcar o triunfal retorno foi um dos mais pedidos e exibidos pelo próprio SBT ao longo de 36 anos: Chaves em Acapulco. Dividida em duas partes, a história traz consigo uma curiosidade que só poderia ter acontecido na casa de Silvio Santos: em vez do balneário de Acapulco, no México, o local onde Chaves e seu Barriga viajam para curtir o verão chegou a ser chamado de Guarujá, numa tentativa de “abrasileirar” o programa.

Originalmente, Aventuras em Acapulco partes 1 e 2 estrearam no México em 30 de maio e 6 de junho de 1977, respectivamente. No Brasil, o SBT exibiu os episódios em duas datas bem distantes: 4 de abril de 1988 e 13 de janeiro de 1991 – nada menos que 3 anos de distância! Ao todo, El Chavo del Ocho (nome original de Chaves) teve 7 temporadas, exibidas entre 1973 e 1980, totalizando 312 episódios.

 

Sair da versão mobile