Lost Soul Aside, o Sonho que virou Pesadelo (ARTIGO)

Compartilhe:

Interferências, má gestão e mentiras da Sony, criador sendo barrado e mais presepadas que explicam muita coisa.

Por Gui Santos

 

Lost Soul Aside lançou poucos dias atrás, após muitos anos de espera e grande expectativa dos gamers. Porém, Lost Soul Aside acabou mais decepcionando do que agradando.

As diferenças, para pior, em relação ao que foi mostrado ao longo dos anos, principalmente no primeiro trailer do jogo em 2016, são gritantes.

Isso fez muitos gamers descerem a lenha no jogo e outros questionarem: “O que deu errado?”

A resposta para essa pergunta parece que veio em um relatório com revelações BOMBÁSTICAS sobre os bastidores e desenvolvimento CAÓTICOS de Lost Soul Aside. Vamos aos detalhes, desde o início.

 

Concepção, ideia original e o primeiro trailer

 

Em 2014, após assistir o trailer de Final Fantasy Versus XIII (do qual virou Final Fantasy XV), o jovem Yang Bing concebeu sua visão de um jogo ideal.

Ele então começou a estudar design avançado, modelagem 3D, Unreal Engine, programação e mais, tudo POR CONTA PRÓPRIA.

No ano seguinte ele continuou seus estudos e expandindo seu conhecimento na área, participando de grupos de intercâmbio técnico nacionais e internacionais.

Foi então que em 30 de Julho de 2016, Yang Bing revelou sua visão e trabalho em um vídeo de 5 minutos e meio, o primeiro trailer de Lost Soul Aside.

O vídeo mostra um vislumbre do protótipo do jogo do qual Bing trabalhou por dois anos, vídeo do qual ele lançou com a intenção de conseguir um emprego.

Porém, o vídeo viralizou deixando Yang Bing surpreso. Várias empresas o procuraram, e ele acabou optando por trabalhar com a Sony, pois não queria fazer jogos para dispositivos móveis.

Lost Soul Aside seria um jogo de mundo aberto, bem mais extenso e com uma história bem aprofundada.

 

Tava tudo bem, mas…

 

Em 2017, o início da parceria com a Sony rendeu vantagens à Yang Bing e seu projeto, incluindo distribuição global em plataformas digitais e físicas, lançamento mundial simultâneo e acesso ao amplo alcance de marketing da Sony por meio de sua grande base de fãs.

Yang Bing fundou a UltiZero Games (Lingxi Technology em chinês). Naquela época, a equipe tinha menos de cinco pessoas, e Yang Bing ainda estava aprendendo a usar a Unreal Engine. O líder da iniciativa “China Hero Project” da Sony também o ajudou na formação e gestão da equipe.

No ano seguinte, Lost Soul Aside entrou em pleno desenvolvimento após a conclusão da pré-produção. Yang Bing participou da Gamescom, onde criou uma pequena demo de batalha contra chefes em apenas duas semanas de trabalho árduo. Nessa fase, a equipe contava com cerca de dez pessoas.

E aqui temos o trailer lançado na ChinaJoy de 2018. Aqui fica nítido o quão diferente e de certa forma MELHOR o jogo estava em relação à versão final.

Mas foi em 2019 que as coisas começaram à desandar para Lost Soul Aside.

 

Reinício, Demissões e Estresse

 

A equipe da UltiZero Games cresceu e agora tinha 20 pessoas. Mesmo assim, essa equipe era muito inexperiente e não conseguiu alcançar o objetivo almejado por Yang Bing.

O próprio Yang Bing já estava bastante frustrado e a coisa piorou em 2020, quando ele tomou a decisão de descartar TUDO e reiniciar Lost Soul Aside.

Mas e a Sony? Pois é, aí que começa as presepadas da Sony com Lost Soul Aside. Supostamente era pra Sony estar apoiando, principalmente de forma financeira a UltiZero Games.

Porém o cenário era de uma certa negligência por parte da Sony, já que a equipe da UltiZero Games continuava crescendo mas Lost Soul Aside, além de voltar à estaca zero, não andava pra frente e o financiamento tava bem mais apertado.

A ideia e o design original de Lost Soul Aside tiveram que ser bastante reduzidos e o reinício do projeto fez com que tudo o que foi gasto e planejado por Yang Bing fosse jogado no lixo.

De 2021 até o início de 2023, com o lockdown, o desenvolvimento de Lost Soul Aside estava à passos lentos. Os membros realizavam tarefas individualmente e as repassavam para Yang Bing, que então as integrava.

E para piorar, muitos desenvolvedores pediram demissão durante esse período, migrando para empresas maiores como Paper Games, Tencent ou NetEase, usando a UltiZero como trampolim.

Apesar do fim do lockdown em meados de 2023, Yang Bing estava tão estressado e frustado que acabou ficando careca e grisalho. A foto comparativa abaixo demonstra bem isso.

 

Mesmo assim, a equipe se expandiu novamente e a produção de Lost Soul Aside agora estava à todo vapor. Porém, é aqui que entra a Sony no rolo.

 

Polêmicas e Sacanagem da Sony

 

Com a produção de Lost Soul Aside engrenando, tava indo tudo bem com o projeto. Mas em 2024, há apenas um ano antes do lançamento, a Sony resolveu interferir agressivamente.

A empresa do Playstation EXIGIU que a UltiZero Games alterasse o roteiro de Lost Soul Aside. Mesmo com a recusa de Yang Bing, a Sony decidiu interferir diretamente.

Para isso, contratou uma nova equipe que trabalhou em projetos como God of War: Ragnarok e Horizon: Forbidden West.

A narrativa foi reduzida drasticamente. A ideia original de Yang Bing de uma história mais abrangente e aprofundada foi jogada fora pela Sony. Capítulos da história foram fundidos.

O lançamento de Lost Soul Aside foi adiado de 30 de Maio para 29 de Agosto, com a Sony alegando que “precisava de mais tempo”. Mas na verdade, era por conta dos bastidores acalorados e polêmicas.

Lembrando que as campanhas feitas pela Sony para Lost Soul Aside não deixavam claro a real magnitude do jogo, deixando o público ainda mais confuso e preocupado.

Mas o caldo entornou de vez em Abril de 2024, onde vazou conversas privadas envolvendo Vivian, que estava na equipe de desenvolvimento e assumiu as operações da UltiZero Games após concluir sua parte do projeto.

Vivian demonstrou arrogância quando creditou todo trabalho de Lost Soul Aside apenas à Yang Bing e ela, deixando os outros devs de lado.

Além disso, Vivian não apenas APOIOU as interferências da Sony como também, junto de colegas, comentava abertamente que era muito bom a inserção do politicamente correto no projeto.

Isso deixou escapar que de fato a Sony interferiu drasticamente no projeto, até mesmo querendo “ocidentalizar” o projeto.

Algo que Vivian estava comemorando e essa comemoração veio com uma fala racista contra o povo asiático com a seguinte frase.

“Se perdermos uma cópia vendida de uma pessoa amarela, conseguiremos dez cópias vendidas de pessoas negras.”

Foi a gota d’água para Yang Bing que prontamente a demitiu. Vixe!

 

O estrago foi feito…

 

E como a Sony lidou com essa situação? Tentando varrer pra debaixo do tapete, pois se tratava de uma puxa-saco dela não é mesmo.

A Sony tentou passar panos quentes, o que foi a pior decisão possível e para piorar, PROIBIU que UltiZero Games fizesse qualquer tipo de declaração pública.

Claro que o público, principalmente o público asiático, não gostou nada disso e o circo tava armado. Por conta da pressão, a Sony cedeu e permitiu que Yang Bing esclarecesse as coisas, mas à essa altura o estrago já estava feito.

Uma forte campanha de boicote à Lost Soul Aside, tanto na Ásia como também aqui no ocidente começou e não apenas isso, o público percebeu algo. O visível downgrade do jogo nos últimos trailers em relação aos trailers lançados de 2016 à 2018.

Começa 2025 e trabalhos foram terminados, como o roteiro revisado (e bem simplificado) e as cutscenes, como também as dublagens em inglês, japonês e chinês.

A versão de PC enfrentou dificuldades por conta da inexperiência da equipe com a Unreal Engine, o que deixou Yang Bing ainda mais irritado.

Sem contar que, como fora reportado recentemente, o orçamento do jogo foi bem baixo. Cerca de US$ 8 milhões de dólares, menos da metade do orçamento de Stellar Blade.

Isso confirma cada vez mais que a Sony ajudou muito pouco (ou em nada) em relação aos gastos de Lost Soul Aside, deixando cair por terra que de fato o jogo sofreu, além das muitas alterações e interferências, com muitos cortes e planos descartados.

A versão de demonstração do jogo só veio junto com o lançamento porque a Sony não havia revisado a demo por mais de dois meses, aprovando-a apenas uma semana antes do lançamento.

 

Sonho que virou Pesadelo

 

Para Yang Bing, foi exatamente isso que aconteceu com Lost Soul Aside. Um sonho que virou um grande pesadelo.

Ele só queria trabalhar e lançar um projeto os sonhos mas a escolha que ele fez pela parceria com a Sony, apesar das vantagens iniciais, mostrou que Yang Bing caiu em uma grande armadilha.

Alguém que aprendeu tudo por conta própria inicialmente, que almejava algo grandioso, viu esse sonho ruir graças às interferências e impedimentos da Sony.

Sony esta que não soube dar à devida atenção e principalmente, a devida autonomia para Yang Bing e sua equipe da UltiZero Games.

O que aconteceu com Lost Soul Aside é um claro exemplo de como a falta de experiência, autonomia e interferências externas e polêmicas podem arruinar um projeto.

Publicidade
Publicidade