Guillermo del Toro, diretor de filmes como “O Labirinto do Fauno” e “A Forma da Água”, confirmou em uma rede social que há cerca de 4 anos ele estava vinculado a um roteiro de Star Wars escrito por David Goyer que seria dirigido por ele. Porém, segundo del Toro, a Lucasfilm e seu estúdio controlador Disney recusaram o projeto.
Goyer havia comentado em entrevista ao youtuber Josh Horowitz que escreveu o roteiro em questão e que del Toro seria o diretor, mas que “havia muita coisa acontecendo nos bastidores da Lucasfilm na época” e o filme não foi em frente.
O projeto frustrado se passaria em uma era muito antiga da saga Star Wars, provavelmente explorando as origens da Ordem Jedi. Coincidentemente, alguns anos depois, em 2022, a atual presidente da Lucasfilm Kathleen Kennedy anunciou na Star Wars Celebration que o diretor James Mangold faria um longa sobre “a história do primeiro Jedi a empunhar a Força e dominá-la como um poder libertador em uma era de caos e opressão”.
Ou seja, a Lucasfilm basicamente abandonou o projeto de del Toro e Goyer que teria premissa muito similar, e optou por desenvolver a mesma ideia com Mangold, diretor de sucessos como “Logan” e “Ford vs Ferrari”.
Desde 2019, com o filme “Star Wars: A Ascensão Skywalker”, a Lucasfilm não lançou nenhuma produção nos cinemas, focando-se em séries para o streaming Disney+. Já são rumores antigos de que del Toro seria um excelente diretor para o universo Star Wars. Uma pena que seu projeto não foi para frente. Resta saber se Mangold conseguirá fazer jus à premissa ousada em seu futuro filme da saga.
Guillermo del Toro teme a “estupidez natural”, mais que a Inteligência Artificial