Lucasfilm processada por violação de marca em Indiana Jones 5

Kathleen Kennedy deixa Lucasfilm após polêmicas em Star Wars

Compartilhe:

A Lucasfilm está enfrentando outro processo judicial relacionado a Indiana Jones 5. Desta vez, a ação foi movida pela empresa de roupas Frost River, que acusa o estúdio de usar suas mochilas sem permissão no novo filme da franquia.

Uso não autorizado de mochila

LOS ANGELES, CALIFÓRNIA – 15 DE SETEMBRO: Kathleen Kennedy chega ao evento especial de lançamento de 3 episódios para a série original da Lucasfilm, Andor, no Teatro El Capitan em Hollywood, Califórnia, em 15 de setembro de 2022. (Foto por Alberto E. Rodriguez/Getty Images para Disney)

De acordo com a Frost River, a Lucasfilm usou suas mochilas icônicas e distintas no personagem Indiana Jones no filme, mas havia feito um acordo de marketing com a concorrente C.C. Filson para promover seus produtos.

A empresa afirma que a Lucasfilm simplesmente removeu as marcas registradas da Frost River das mochilas e as repassou como sendo produtos da Filson, configurando “passing off reverse”, uma violação da Lei de Marcas Comerciais.

Campanha publicitária enganosa

LONDRES, INGLATERRA – 07 DE ABRIL: (E-D) Daisy Ridley, Kathleen Kennedy e Sharmeen Obaid-Chinoy participam do painel de estúdio na Star Wars Celebration 2023 em Londres, no ExCel, em 07 de abril de 2023 em Londres, Inglaterra. (Foto de Jeff Spicer/Jeff Spicer/Getty Images para Disney)

Além disso, a Lucasfilm e a Filson supostamente usaram cenas do filme com as mochilas da Frost River em anúncios e no site da Filson, levando os consumidores a acreditarem falsamente que os produtos eram daquela marca.

Isso teria criado uma campanha publicitária enganosa e anti-competitiva, prejudicando a Frost River. A empresa está processando por violação de marca registrada e concorrência desleal.

Mais um revés para a Lucasfilm

Este é mais um problema legal para a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, que já havia sido processada este ano pela produtora Karen McCarthy por quebra de contrato na série The Acolyte.

O caso das mochilas é visto por especialistas como resultado de má gestão e pode gerar grandes prejuízos financeiros e de reputação para o estúdio e sua controladora, a Disney.

Publicidade
Publicidade