Mark Millar diz que a indústria de quadrinhos precisa de mudanças radicais para sobreviver

Compartilhe:

Mark Millar propôs um plano ousado para salvar a indústria de quadrinhos da decadência. As editoras Marvel e DC vêm sofrendo com uma queda acentuada nas vendas no último ano, mas o renomado roteirista Mark Millar tem ideias para tirar os quadrinhos mainstream do buraco em que se encontram.

O declínio da Marvel e da DC

Nos últimos 5 anos, o mercado de quadrinhos entrou em colapso. As lojas especializadas estão fechando em números recordes e até mesmo as grandes editoras parecem não se importar mais com seus próprios produtos. Mark Millar tem sido uma voz ativa, apresentando propostas para salvar os quadrinhos mainstream.

 

A proposta ousada de Mark Millar

Em uma thread no Twitter, Millar detalhou seu plano radical. Ele sugeriu que uma das editoras, Marvel ou DC, deveria mudar o modelo de pagamento para os autores. Atualmente, a taxa por página é muito baixa, em torno de US$ 90, o que Millar classificou como “criminoso”. Além disso, os autores recebem apenas 2% de royalties sobre as vendas acima de 50 mil cópias, um número quase impossível nos dias de hoje.

A proposta de Millar é simples: ao invés de uma taxa fixa por página, o autor receberia 50% do lucro sobre as vendas acima de 60 mil cópias. Isso traria de volta os autores de maior sucesso comercial e permitiria que eles ganhassem milhões por ano novamente.

Impactos positivos da proposta

De acordo com Millar, essa mudança incentivaria os autores a entregar seu melhor trabalho, aumentaria o potencial de ganhos tanto da editora quanto dos profissionais e traria de volta fãs insatisfeitos com o tratamento dado a personagens icônicos como Homem-Aranha e Batman.

Além disso, ao balancear as finanças, as editoras poderiam começar a investir em melhores taxa de páginas e novos talentos. Isso impediria o colapso total previsto por Millar em apenas 2 anos.

Bola com Marvel e DC

Resta saber qual das editoras adotará esse modelo ousado primeiro. Millar marcou os executivos da Marvel e da DC em seu Twitter, desafiando-os a tomar a atitude. Segundo ele, a primeira a implementar a mudança verá uma migração de talentos como nunca antes na história dos quadrinhos.

Mark Millar critica estado da indústria de quadrinhos: Marvel, DC e independentes representam apenas 9% do mercado norte-americano

Publicidade
Publicidade