A Marvel Studios parece não cansar de substituir seus personagens clássicos por versões femininas e minoritárias. Desta vez, segundo rumores still terra, a série animada “Eyes of Wakanda” trará uma Mulher Punho de Ferro original ao invés do tradicional Danny Rand.
De acordo com a fonte que vazou a informação ao site Cosmic Book News, a heroína se chamará Janora e será “criação exclusiva para o Universo Cinematográfico Marvel”, sem se basear em qualquer personagem pré-existente nos quadrinhos.
Ela se cruzará com os guerreiros wakandanos durante suas missões para recuperar artefatos de vibranium espalhados pelo mundo.
Política de diversidade incomoda parte dos fãs
Esse é apenas o mais recente exemplo da atual política de diversidade e inclusão forçada adotada nos estúdios Marvel, que vem gerando controvérsia entre parte considerável dos fãs das histórias clássicas.
Nos últimos anos, personagens como o Capitão América, Thor e Hulk ganharam substitutos negros, asiáticos ou femininos, em uma busca frenética dos estúdios em satisfazer as demandas progressistas.
Críticos veem medida como oportunista e condescendente
Para críticos, essas substituições não passam de manobras oportunistas e condescendentes, que em nada agregam para a representatividade, além de descaracterizar obras que já eram populares e lucrativas sem precisar de tais artifícios.
Diversos usuários nas redes sociais já manifestaram sua frustração com o rumo ideológico que a Marvel vem tomando em todas as suas propriedades intelectuais. Porém, aparentemente isso não é suficiente para que os executivos repensem a estratégia.
Nos quadrinhos, Punho de Ferro já foi mulher algumas vezes
Curiosamente, esta não é a primeira vez que uma personagem feminina assume o manto de Punho de Ferro nos quadrinhos da Marvel, onde já existiram pelo menos três versões diferentes, como Wu Ao-Shi, Fongji Wu e Pei.
No entanto, diferente do que ocorre agora, essas heroínas foram incorporadas de forma orgânica à trama ao longo de décadas, sem nunca substituir a versão clássica do herói interpretado nos cinemas por Finn Jones.
“Eyes of Wakanda” explorará história secreta da nação africana
Poucos detalhes foram divulgados ainda sobre a nova série, aparentemente produzida em conjunto com Ryan Coogler, diretor do filme Pantera Negra.
Sabe-se apenas que ela mostrará como os guerreiros de Wakanda protegeram os segredos do poderoso vibranium da nação ao longo de sua história. Há expectativa também de aparições especiais de outros heróis em algum momento.
Fãs temem fraqueza nos roteiros em prol da agenda política
Nos últimos anos, várias obras da Marvel no cinema e TV apresentaram enredos confusos e personagens mal construídos em detrimento de tentativas pouco sutis de passar “mensagens positivas”.
Caso o foco em decisions também comprometa os episódios de “Eyes of Wakanda”, o tiro pode sair pela culatra entre os fãs. Resta aguardar para verificar se desta vez valores progressistas ou boas histórias serão a prioridade dos criadores.
Jogo do Pantera Negra: Aventura Épica em Wakanda com uma Narrativa Revolucionária!