É isso mesmo que você viu no título. Tirando Deadpool & Wolverine, Marvel/Disney teve um rombo absurdo com seus filmes.
Por Gui Santos
Marvel Studios, outrora sinônimo de entretenimento e ótimas produções, de uns para cá virou motivo de revolta e piada por conta da mudança de rota, para pior infelizmente.
Vingadores: Ultimato de fato simboliza o fim da boa fase e o início da fase ruim do estúdio comandado por Kevin Feige.
Marvel Studios agora está perdendo dinheiro em uma escala que nem mesmo o Homem de Ferro conseguiu remediar.
E um novo relatório da Forbes escancara a dura e patética realidade do estúdio.
Com o Flop, vem o Prejuízo.
O relatório revela que a Marvel Studios perdeu uma média de US$ 619 MILHÕES DE DÓLARES em receita COM CADA FILME da Marvel nos últimos dois anos, que constitui a Fase 5 e o início da Fase 6. Vixe!
Tirando Deadpool & Wolverine, o ÚNICO desse período que ultrapassou o Bilhão e Guardiões da Galáxia Vol.3, que alcançou o “break even”, as outras produções, todas FLOPARAM e deram prejuízos ENORMES.
O relatório da Forbes observa que os filmes tiveram um desempenho bem abaixo do esperado.
Ficou claro que a situação está ainda pior que na Fase 4, onde praticamente tivemos o mesmo cenário.
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa arrecadou quase US$ 2 BILHÕES, EM PLENA PANDEMIA. Doutor Estranho 2 chegou perto do Bilhão.
Já outras produções fracassaram como Viúva Negra, este principalmente por conta de toda confusão feita pela própria Marvel no lançamento. E nem preciso falar de Eternos não é mesmo.
E sim, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre deu uma bilheteria boa, mas os gastos exorbitantes com o filme pesaram na balança.
Os REAIS Motivos (Fase 4)
O relatório da Forbes até trouxe os motivos dessa derrocada toda da Marvel Studios, mas aqui no Se Liga Nerd trazemos os REAIS motivos de tudo isso, desde a Fase 4 em diante.
Primeiro, toda a confusão citada antes no conturbado lançamento de Viúva Negra e ainda por cima as inserções de pautas da agendinha no filme.
Depois o sem graça e sem sal Shang-Chi, que não conseguiu atrair os fãs e muito menos o público-alvo para a Marvel, a China.
Seguido do fracasso tenebroso de Eternos e, mesmo com a respirada graças à Homem-Aranha 3 (de Tom Holland) e Doutor Estranho 2, veio o tosco e caríssimo Thor: Amor e Trovão.
O igualmente caro Wakanda Para Sempre também não rendeu o esperado Bilhão que a Marvel Studios queria, ainda mais pelas polêmicas, pelo que fizeram com Namor e a introdução da Coração de Ferro.
Os REAIS Motivos (Fase 5 e início da Fase 6)
Então na Fase 5, vieram os dois maiores fracassos da Marvel Studios, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e As Marvels.
Quantumania pelo festival de tosquices e lacrate e As Marvels, esse aí pela lacrate com força e total falta de carisma e química das personagens.
E ainda tivemos os mais recentes flops com Capitão (Sem Soro) América: Admirável Mundo Novo, Thunderbolts* e Quarteto Fantástico: Primeiros Passos.
Capitão 4 por conta do emaranhado confuso que virou o filme e o bait do Hulk Vermelho que não conseguiu enganar, Thunderbolts pelas mudanças no roteiro e boa parte dos personagens nada interessantes, apesar de alguns acertos.
Já Quarteto Fantástico iniciou a Fase 6 da pior maneira possível, sendo outra grande aposta da Marvel Studios que deu errado.
A polêmica escalação de Pedro Pascal, algumas lacrates, a história previsível, a polêmica da Surfista Prateada.
Essas e outras questões fizeram com que a nova empreitada da Primeira Família da Marvel não desse certo novamente, com uma bilheteria bem abaixo da almejada pela Marvel Studios.
O Outro Motivo
Outro motivo bem importante foi a enxurrada de conteúdo, grande maioria RUINS, que a Marvel Studios lançou no Disney+.
Mediocridades como Cavaleiro da Lua e Ms. Marvel, tosquices como Gavião Arqueiro, Invasão Secreta, Agatha e Amigão da Vizinhança Homem-Aranha.
Até atrocidades como She-Hulk, Eco, Demolidor: Renascido e claro, Coração de Ferro. Essa última que é, para o editor desta matéria, a pior coisa feita pela Marvel Studios até aqui.
Esse plano de muito conteúdo fora dos filmes escancara outro grande problema, a quantidade em detrimento da qualidade.
Algo que Kevin Feige, chefe da Marvel Studios, está ciente e já deu declarações, quero dizer, desculpas esfarrapadas sobre isso.
Sem contar a enorme confusão e espiral de problemas que está o filme do Blade e as presepadas nos bastidores de Vingadores: Doomsday.