Por Claudio Dirani
Longa lidera pré-lista entre os “desastres” de 2024
Responder a pergunta a seguir pode representar um desafio, tanto para cinéfilos lacradores – e até mesmo para os integrantes fiéis da Liga Nerdola. Afinal, o que filmes como Scarface, Entrevista com o Vampiro e Missão Impossível têm em comum?
Além de serem consagradas pela maioria, as produções aclamadas por milhões, bizarramente, já entraram na lista do Golden Raspberry – ou Framboesa de Ouro, premiação tradicionalmente organizada 24 horas antes da cerimônia do Oscar.
Também “carinhosamente” conhecido como Razzie Awards, o evento (que acontece desde 1981) foi criado pelo publicitário John J. B. Wilson, após o americano conferir os musicais Xanadu e A Música Não Pode Parar. Ao sair da sala de cinema, Wilson teve a ideia de criar o “anti-Oscar”. Ou seja: trolar aqueles filmes que ele considerava dignos de serem lembrados pela péssima qualidade, além dos elencos mais canastrões.
Assim como no passado, os organizadores da edição 2025 do Framboesa de Ouro divulgaram a pré-lista de indicados para a cerimônia marcada para 1º de março, com algumas polêmicas no recheio. Entre elas, uma das grandes apostas da Disney, o live action Mufasa, e a superprodução de sci-fi assinada por Francis Ford Coppola, Megalópolis.
Framboesa de Ouro: Megalópolis derrotará Madame Teia?
Até o próximo dia 16 – é verdade – muito irá se especular sobre a lista definitiva dos filmes “nerfados” pelo Framboesa de Ouro. Por enquanto, um dos grandes favoritos a levar para casa o maior número de frutinhas douradas pelo desempenho negativo é o projeto do criador de O Poderoso Chefão – que aliás, já foi lembrado entre os piores pelo capítulo final da trilogia – O Poderoso Chefão – Parte III.
Nessa contabilidade, Megalópolis poderá ser o campeão de Razzies, caso todas as pré-indicações sejam mantidas (O macabro Madame Teia é outro pessimamente cotado) na lista definitiva.
São elas: Pior Roteiro, Pior Atriz Coadjuvante (Aubrey Plaza), Pior Diretor (Francis Ford Coppola), Pior Ator Coadjuvante (dois nomes! Shia LaBeouf e Dustin Hoffman), Pior Ator (Adam Driver), Pior Filme e Pior Combinação na Tela (Elenco).
Megalópolis, vale destacar, está no grupo daqueles filmes que ou você adora ou despreza totalmente. Seu desempenho nas bilheterias, a propósito, foi um dos piores de 2024, arrecadando cerca de US$ 14 milhões, ao custo superior a US$ 120 milhões
Entretanto, sua presença entre os fracassos também pode ter outra explicação. Isso porque Coppola entrou na mira da lacradora Hollywood após criticar a indústria e resgatar uma série de atores “cancelados” pela cultura woke.
“O que eu não queria que acontecesse é que fôssemos considerados uma produção de Hollywood típica da cultura woke que só se preocupa em dar palestras para o público”, declarou o diretor, em conversa exclusiva à Rolling Stone.
“O elenco do filme resgata pessoas que foram canceladas, mas une, ao mesmo tempo, os chamados ultraconservadores e progressistas. A diferença é que trabalhamos todos unidos e isso foi interessante”, ratificou.
O vencedor do Framboesa de Ouro 2024 foi o terrível Ursinho Pooh – Sangue e Mel