Se Liga Nerd

Mel Gibson, o incansável: astro prepara épico para o streaming sobre o “Cerco de Malta”

O Cerco de Malta: produção para o streaming

Por Claudio Dirani

Cineasta quer “série limitada” para a TV

Quem tem fé, não se cansa de esperar. Ao menos esse é o caso de quem aguarda há mais de uma década pela sequência de A Paixão de Cristo, que ganhou o status de maior bilheteria de um filme com classificação etária acima de 18 anos em 2004 e permaneceu no topo até o sombrio Coringa estrear em 2019.

Em setembro, tivemos a mais recente atualização sobre A Paixão de Cristo – Ressurreição, que deve começar oficialmente as filmagens no início de 2025. Todo esse atraso, contudo, teve um ponto positivo: ao buscar por locações exóticas e dignas de servir como cenário para seu novo magnus opus, Mel Gibson se deu conta de que a região da pequena Malta – país europeu  com apenas 500 mil habitantes situado entre o Mediterrâneo e o Norte da África – poderia também ser a base de mais um de seus épicos.

 

 

Vamos deixar o próprio Gibson falar um pouco sobre o projeto:

 

“Estou trabalhando em uma série de TV sobre o Cerco de Malta, que é uma história incrível. Só há um lugar para filmar – quero dizer, exatamente Malta – porque foi lá que aconteceu”, declarou o vencedor do Oscar de 1996 por Coração Valente.

 

“Os Cavaleiros defenderam Malta contra o ataque do Império Turco – e essa é uma história muito louca e ótima”, acrescentou.

 

Por dentro do “Cerco de Malta”

SIege
O Cerco de Malta – Matteo Perez d’Aleccio

 

Para quem não recorda – ou nunca se aprofundou na história europeia – O Cerco de Malta começou em 18 de maio de 1565, quando 200 navios de guerra transportavam soldados otomanos para conquistar a ilha – um dos pontos mais importantes à época para o comércio e estratégia militar. Naquele momento do século XVI, Malta estava sob a proteção dos Cavaleiros de St. John, uma ordem militar católica que havia sido expulsa de Rodes pelos mesmos otomanos 40 anos antes do evento.

O ponto mais exotérico – e certamente, prestes a ser bem explorado por Mel Gibson – serão as consequências do 8 de setembro, data da Festa da Natividade da Virgem Maria. Naquele dia tão importante para os católicos, os malteses conseguiram superar os invasores otomanos, que decidiram cancelar o cerco da ilha após muitas perdas – algo em torno de 3 mil 

À medida que o verão avançava, as condições pioravam para ambos os lados. Os otomanos, sofrendo com o calor, as doenças e a perda de comandantes importantes, começaram a perder ímpeto. No dia 8 de setembro, festa da Natividade da Virgem Maria, a maré virou milagrosamente decisivamente a favor dos defensores. Os otomanos, desmoralizados e enfrentando pesadas perdas, cancelaram o cerco. Sua outrora poderosa armada recuou, deixando para trás milhares de mortos e feridos.

 

Gibson como ator?

 

Ao trazer à luz seu projeto para o streaming, Mel Gibson foi questionado pelo jornal Times Malta se ele também voltaria a atuar em épicos, a exemplo de seu celebrado protagonismo em Coração Valente (1995). A resposta do astro – se não positiva – ainda deixou alguma esperança para quem é fã do lado dramaturgo do americano.

“Gostaria muito de estar na série, mas não se vou encontrar o tempo para isso, sabe”, ponderou. “Certamente, quero produzi-la. E tenho trabalhado em parceria com um roteirista muito talentoso no script. Se isso for bom para o público, será uma excelente história”, ratificou.

 

Sair da versão mobile