Com o personagem Mickey Mouse entrando em domínio público, cineastas não perderam tempo em lançar uma sátira de terror sobre o famoso camundongo.
No dia 1o de janeiro de 2024, o primeiro desenho do Mickey, “Steamboat Willie”, passou a fazer parte do domínio público. Embora versões modernas do personagem ainda estejam protegidas por direitos autorais, a clássica versão preto e branco vista em “Steamboat Willie” agora pode ser usada por cineastas fora da Disney.
Filme de terror parodia Mickey Mouse clássico
No mesmo dia em que a proteção de direitos autorais se encerrou, foi anunciado que o personagem será satirizado no filme de terror “A Armadilha do Mickey”. O primeiro trailer e pôster também foram lançados.
No filme, “é aniversário de 21 anos de Alex, mas ela está presa no parque de diversões em um turno noturno. Seus amigos decidem fazer uma surpresa, mas um assassino mascarado vestido como o Mickey resolve brincar um jogo próprio com eles, do qual ela precisará sobreviver”.
O assassino se parece muito com o camundongo das versões em preto e branco. Fica claro que o filme será muito diferente dos desenhos do Mickey exibidos atualmente pela Disney. As imagens sombrias contrastam fortemente com o tom inocente e infantil das animações tradicionais do personagem.
Disney deve se incomodar com uso de personagem icônico
Ainda que o Mickey de “Steamboat Willie” esteja em domínio público, é provável que a Disney não veja com bons olhos o uso do personagem em filmes de terror. Por muitas décadas, o camundongo foi tratado pela empresa como intocável, sendo preservado em sua versão mais angelical e familiar.
Uma sátira sangrenta e assustadora fere esse DNA criado pela Disney em torno do Mickey. Porém, com o fim da proteção de direitos autorais, a empresa não pode impedir legalmente esse tipo de apropriação criativa.
Sucesso de “Winnie the Pooh: Blood and Honey” incentiva novas paródias
O anúncio deste filme vem na esteira do sucesso de “Winnie the Pooh: Blood and Honey”, que imaginou o Ursinho Pooh como um assassino sádico após o livro original entrar em domínio público. Apesar das críticas negativas, o filme faturou mais de US$ 5 milhões com orçamente de apenas US$ 100 mil.
Isso deve incentivar outras paródias do gênero visando personagens clássicos que entraram em domínio público, como o Mickey de “Steamboat Willie”. O filme “A Armadilha do Mickey” chega para saciar a sede dos fãs por esse tipo de conteúdo.
Data de estréia ainda não definida
Ainda não há data de lançamento confirmada para a sátira protagonizada pelo famoso ratinho. Resta aguardar para conferir se o filme de terror à moda antiga consegue repetir o sucesso de bilheteria de “Winnie the Pooh: Blood and Honey”.
Com o domínio público facilitando a exploração de personagens antigos, é provável que esse seja apenas o primeiro de muitos filmes a apresentar o Mickey Mouse por um viés assustador e violento.
Filme “Ursinho Pooh: Sangue e Mel” tem data de estreia confirmada no Brasil