Microsoft anuncia o da Cortana no Windows

Compartilhe:

A Microsoft confirmou recentemente que a assistente pessoal virtual Cortana, presente na empresa desde 2014 e inspirada na franquia de jogos Halo, será descontinuada como um aplicativo independente para Windows. A ferramenta deixará de receber suporte nos próximos meses.

Conforme comunicado oficial da Microsoft, a Cortana perderá o suporte como aplicativo separado no Windows 10 e Windows 11 até o final deste ano (data específica ainda não confirmada). Embora esteja pré-instalada nos sistemas operacionais, funcionando como barra de busca, guia e oferecendo outras funcionalidades, a assistente já teve seu desligamento iniciado em aplicativos mobile em 2020.

Embora a Cortana permaneça disponível em versões para dispositivos móveis do cliente de e-mail Outlook e no Teams, inclusive nos displays e salas da plataforma de videoconferência e conversas corporativas da Microsoft, é apenas uma questão de tempo até que deixe de operar nessas áreas também. A empresa agora concentrará seus esforços em desenvolver “recursos avançados de produtividade no Windows e no Edge”.

O legado da Cortana remonta a 2014, quando a assistente virtual foi lançada para o sistema operacional móvel Windows Phone 8.1. No ano seguinte, ela ganhou uma versão para o Windows 10 e, em 2016, foi disponibilizada em português. A Cortana entrou em um mercado em expansão que recebia outras ferramentas semelhantes, como a Siri da Apple, a Alexa da Amazon e o Google Assistente no Android.

Cortana, Microsoft

Seu nome é uma homenagem à inteligência artificial (IA) presente na franquia Halo, que ganhou cada vez mais relevância na trama. Tanto a assistente virtual quanto a personagem do jogo são dubladas pela mesma atriz, Jen Taylor.

Apesar do fim da Cortana, a Microsoft continuará oferecendo assistência e guias para os usuários navegarem pelo sistema operacional. Na verdade, a empresa planeja introduzir gradualmente experiências mais complexas e avançadas baseadas em IA para substituir a antiga plataforma no Windows. Alguns desses substitutos já foram anunciados, como o Windows Copilot, um assistente virtual com várias funções e integração com plug-ins do ChatGPT, além da possível expansão do Bing Chat, que já está disponível como complemento de busca e em navegadores.

Publicidade
Publicidade