Se Liga Nerd

Microsoft Realiza Cortes Significativos e Fecha Estúdios Responsáveis por ‘Redfall’ e ‘Hi-Fi Rush’

Reestruturação Massiva Visa “Focar em Jogos Prioritários”

Em mais uma contribuição para a onda de demissões na indústria de jogos ocidental, a Microsoft anunciou o fechamento de dois estúdios da Bethesda, além de uma grande reorganização das equipes que tiveram a sorte de sobreviver ao corte. Os estúdios fechados são a Arkane Studios, responsável por Redfall, e a Tango Gameworks, criadora de Hi-Fi Rush.

Os planos da Microsoft de reduzir drasticamente a força de trabalho da Bethesda foram revelados ao público na manhã de 7 de maio, por meio das contas oficiais do Twitter dos estúdios mencionados.

Em seu post, a Arkane Studios informou sombriamente aos fãs: “Hoje foi anunciado que a Arkane Austin será fechada e o desenvolvimento de Redfall não continuará. A todos que apoiaram o trabalho do nosso estúdio em Austin ao longo dos anos, obrigado. Obrigado por passarem tempo em nossos mundos e torná-los seus. A Arkane Lyon continuará seu foco em experiências imersivas e está trabalhando duro em seu próximo projeto.”

Optando por uma despedida mais breve, a Tango Gameworks, fundada por Shinji Mikami, explicou: “Hoje foi anunciado que a Tango Gameworks será fechada. Obrigado a todos que exploraram o mundo. Hi-Fi Rush, junto com os títulos anteriores da Tango, permanecerão disponíveis e jogáveis onde estão hoje.”

Infelizmente para a Bethesda, o fechamento desses dois estúdios está longe de ser as únicas medidas de redução de custos que a Microsoft tinha em mente para a desenvolvedora de Starfield.

De acordo com um e-mail enviado a toda a empresa pelo chefe dos Xbox Game Studios, Matt Booty, além do fechamento da Arkane Studios e da Tango Gameworks, a Bethesda também verá uma série de mudanças nas equipes de seus outros estúdios.

Booty explicou: “Para dobrar a aposta nessas franquias e investir na construção de novas, precisamos olhar para o negócio e identificar as oportunidades que estão melhor posicionadas para o sucesso. Essa repriorização de títulos e recursos significa que algumas equipes serão realinhadas e alguns de nossos colegas nos deixarão.”

Sobre as mudanças que entrarão em vigor, o executivo da Xbox detalhou:

“Arkane Austin – Este estúdio será fechado, com alguns membros da equipe se juntando a outros estúdios para trabalhar em projetos da Bethesda. A Arkane Austin tem um histórico de fazer jogos impactantes e inovadores, e todos devem se orgulhar desse pedigree. A atualização anterior de Redfall será a última, pois encerramos todo o desenvolvimento do jogo. O jogo e seus servidores permanecerão online para os jogadores aproveitarem, e forneceremos ofertas de compensação aos jogadores que compraram o DLC Hero.”

“Alpha Dog Studios – Este estúdio também será fechado. Agradecemos a criatividade da equipe em trazer Doom para novos jogadores. Mighty Doom será encerrado em 7 de agosto e desativaremos a capacidade dos jogadores de fazer compras no jogo.”

“Tango Gameworks – A Tango Gameworks também será fechada. Somos gratos por suas contribuições para a Bethesda e para os jogadores em todo o mundo. Hi-Fi Rush continuará disponível para os jogadores nas plataformas em que está hoje.”

“Roundhouse Games – A equipe da Roundhouse Games se juntará à ZeniMax Online Studios (ZOS). A Roundhouse desempenhou um papel fundamental em muitos de nossos lançamentos recentes, e trazê-los para a ZOS para trabalhar em The Elder Scrolls Online significará que poderemos fazer ainda mais para expandir o mundo que milhões de jogadores chamam de lar.”

Booty concluiu: “Com essa consolidação de nossas equipes de estúdio da Bethesda, para que possamos investir mais profundamente em nosso portfólio de jogos e novas propriedades intelectuais, um pequeno número de cargos em equipes selecionadas de publicação e corporativas da Bethesda também será eliminado.”

Notavelmente, esta não é a primeira redução significativa da força de trabalho que a Microsoft realizou recentemente. Em janeiro de 2024, a empresa-mãe da Xbox anunciou o corte de cerca de 1.900 funcionários em seus estúdios Activision Blizzard, Xbox e ZeniMax – uma medida motivada em parte pelas projeções de lucro encolhidas para o próximo ano.

Resta saber se a cultura “woke” de Hollywood, que tem influenciado negativamente várias franquias amadas, desempenhou algum papel nas demissões da Bethesda. Será que a busca por uma agenda progressista comprometeu a qualidade e o sucesso dos jogos? Ou será que a Microsoft está apenas tentando se adaptar a um mercado em constante mudança e cada vez mais desafiador? Independentemente disso, os fãs certamente esperam que os jogos futuros da Bethesda mantenham o alto padrão de qualidade pelo qual a empresa é conhecida, mesmo com uma equipe reduzida.

 

Feminist Frequency de Anita Sarkeesian, que criticava games, fecha as portas

Sair da versão mobile