Minissérie de Coppola com cenas inéditas de “O Poderoso Chefão” ressurge

Compartilhe:

A Ascensão da Saga: O Impacto de “O Poderoso Chefão”

Francis Ford Coppola revolucionou a indústria cinematográfica com “O Poderoso Chefão” (1972), uma adaptação do romance homônimo de Mario Puzo. Quando o filme de gângster foi lançado há 53 anos e a família Corleone foi apresentada ao público, ninguém havia visto um épico em tamanha escala: os valores familiares apaixonados, a lealdade inabalável, a história imersiva e, acima de tudo, a representação precisa do estilo de vida da Máfia. “O Poderoso Chefão” explodiu após seu lançamento e recebeu aclamação imediata da crítica, tanto do público casual quanto dos críticos respeitados; o sucesso de “O Poderoso Chefão” subsequentemente levou a duas sequências, “O Poderoso Chefão II” (1974) e “O Poderoso Chefão III” (1990), que receberam recepção positiva semelhante (embora “O Poderoso Chefão III” permaneça um filme um tanto inferior em comparação com seus antecessores).

A franquia “O Poderoso Chefão” não terminou com “O Poderoso Chefão III”. A obra-prima atemporal de Coppola permaneceu no topo das paradas da cultura pop de quase todas as maneiras imagináveis ao longo das décadas, com a série de filmes exibida e referenciada tantas vezes que se tornou impossível acompanhar seu significado. “O Poderoso Chefão” não se perdeu no tempo, mas a maioria das pessoas esqueceu que, na década de 1970, a série de filmes (ou pelo menos, “O Poderoso Chefão” e “O Poderoso Chefão II”) foi reorganizada e lançada como uma minissérie épica gigante, conhecida como “A Saga do Poderoso Chefão”. “A Saga do Poderoso Chefão” não está disponível para streaming em julho de 2025, mas com os filmes individuais facilmente acessíveis online e por meio de serviços de streaming, sempre há uma oportunidade de assistir novamente às aventuras da família Corleone – e descobrir informações adicionais sobre eles.

A Saga Continua: Da Minissérie à Versão Estendida

“A Saga do Poderoso Chefão” não era uma minissérie necessária, mas foi influente à sua maneira. A minissérie, que foi ao ar originalmente na NBC em novembro de 1977, foi encomendada por Coppola para supostamente levantar fundos para seu próximo filme de guerra psicológica, “Apocalypse Now”. Barry Malkin, que editou 11 filmes de Coppola entre 1969 e 1997, foi solicitado a juntar “O Poderoso Chefão” e “O Poderoso Chefão II” em um evento de quase oito horas, embora “A Saga do Poderoso Chefão” tenha sido exibida em quatro noites devido à sua duração. Antes dos filmes de Coppola serem fundidos para a televisão, programas com episódios particularmente longos (independentemente de séries com várias temporadas) eram raros devido a restrições de tempo e orçamentos de rede. “A Saga do Poderoso Chefão” foi uma ideia inovadora para a época, embora a minissérie só tenha sido chamada assim devido à forma como foi apresentada na NBC.

Enquanto a “Saga do Poderoso Chefão” original foi ao ar em 1977, houve vários remakes e relançamentos nos últimos 48 anos. Em 1981, “A Saga do Poderoso Chefão” foi relançada como “O Poderoso Chefão 1902-1959: O Épico Completo”; a minissérie anterior tem 434 minutos de duração e foi lançada em quatro partes, enquanto a última tem 386 minutos de duração e foi lançada como um episódio, sem comerciais ou intervalos. Em 1990, outra versão foi lançada em toda a Europa, intitulada “O Poderoso Chefão: O Épico 1901-1959”, com 423 minutos de duração. Quase 30 anos depois, em 2016, a HBO lançou “O Poderoso Chefão de Mario Puzo: O Épico Completo 1901-1959” em sua plataforma de streaming; a versão da HBO de “A Saga do Poderoso Chefão” era extremamente semelhante à original, exceto por algumas cenas e momentos editados ou cortados inteiramente. O tempo de execução da exibição da HBO, como “O Poderoso Chefão: O Épico 1901-1959”, chega a 423 minutos.

Publicidade
Publicidade