Salto no abismo? I.A? Nada parece intimidar Tom Cruise
Por Claudio Dirani
Para os fãs, a missão mais impossível após quase 30 anos desde o resgate da franquia sempre “será a próxima”. Mas para o astro Tom Cruise, nunca foi tão complicado aceitar que a sequência de Acerto de Contas (2023) precisasse ser adiada – ainda que por “questões estratégicas”.
Atrasos provocados pela pandemia e greve de roteiristas – além de uma bilheteria abaixo do esperado (US$ 567,5 milhões), impediram que o herói Ethan Hunt e seus dissidentes da IMF voltassem às salas de cinema na data planejada: 28 de junho de 2024 – ou seja, daqui a apenas 4 dias.
Na verdade, a mudança forçada de rota que levou o oitavo capítulo de Missão Impossível para 2025 tem outro nome: obsessão. Desde que confirmou o adiamento da continuação de Acerto de Contas – Parte 1, Cruise e o diretor Christopher McQuarrie têm se dedicado a aprimorar cenas, escrever novas sequências e levar o projeto a um patamar ainda mais elevado.
Confira algumas pistas do que pode acontecer no longa!
Missão Impossível: um novo nome
O título da sequência de 2023 – Acerto de Contas parte 2 – foi alterado para dar um “frescor” ao roteiro e gerar mais expectativas para um público que não é, literalmente, fanático pela franquia. Apesar da alteração, o nome da continuação ainda não vazou.
Nova data para Missão Impossível 8
A decisão de mudar a data (já explicada nesta matéria) foi divulgada ainda em outubro de 2023. Para evitar novos choques com superproduções rivais (Barbie e Oppenheimer), a estreia do oitavo capítulo passou de 28 de junho de 2024 para 23 de maio de 2025. Ou seja: antes da competitiva temporada de verão nos EUA.
M.I contra I.A
Em Acerto de Contas, os fãs de La Bamba puderam conferir Esai Morales novamente em uma grande produção. O ator – que fez o irmão de Ritchie Valens na cinebio de 1987 – incorporou o misterioso Gabriel. Embora o ator nova-iorquino deva retornar mais poderoso do que nunca, a expectativa é saber como Tom Cruise poderá vencer “A Entidade” – a força de Inteligência Artificial que surge logo no início do filme aniquilando a tripulação do submarino Sevastapol.
Perdas e Ganhos
Não há disputa. A mais dramática cena de Acerto de Contas foi a trágica morte de Ilsa (Rebecca Ferguson) nas mãos de Gabriel. A despedida da atriz sueca considerada “honrosa” pelo diretor Christopher McQuarrie deve abrir espaço para a personagem Gracie, estrelada pela inglesa Hayley Atwell. Além da virada dramática, o elenco da sequência já tem ao menos 6 caras novas confirmadas. Entre elas, a de Nick Offerman (O Bill de The Last Of Us). Outros nomes incluem Janet McTeer (Insurgente), Holt McCallany (Liga da Justiça), Hannah Waddingham (Game Of Thrones), Lucy Tulugarjuk e Rolf Saxon (O Resgate do Soldado Ryan).
Mais perigoso que moto no abismo?
Embora a cena não tenha sido confirmada como parte do próximo filme, Tom Cruise apareceu na asa de um bimotor para anunciar que ele estava rodando cenas “para o próximo Missão Impossível” nos céus da África do Sul. Vertigem? Nem pensar.