Por Claudio Dirani
Tragédia ou triunfo para Ethan?
Esta é a sua missão, caso você aceite: acompanhar a partir de agora, segundo a segundo, do primeiro teaser de Missão Impossível: O Acerto Final, que acaba de estourar no YouTube (11/11), com destaque para o audiência em dois canais da Paramount Pictures: mais de 1.2 milhão de visualizações na filial brasileira e 3.7 milhões no americano.
Tudo isso, vale ressaltar, em menos de 24 horas.
Os números da prévia de M:i-8, aliás, são ainda melhores, quando somamos os resultados adjacentes. Entre eles, o registrado pelo contador do popular Fãs de Cinema, que registrou cerca de 500 mil views no mesmo período.
A chegada do trailer, pode se dizer assim, acalmou um pouco os ansiosos fãs da franquia protagonizada por Tom Cruise desde 1996. Após a confirmação do adiamento (o longa estrearia em julho deste ano), os mais desesperados chegaram a especular sobre um eventual estouro de orçamento – o mesmo problema que prejudicou consideravelmente Missão Impossível: Acerto de Contas, lançado em 2023.
Dito isso, chegou a hora de nos divertimos um pouco, colocando na mesa todas as hipóteses possíveis (e impossíveis) que as cenas escolhidas pelo diretor Christopher McQuarrie podem revelar – inclusive sobre o destino da saga que completará 30 anos em 2026.
Missão Impossível: narradores familiares
- “Nossas vidas são a soma de nossas escolhas” – anuncia o fiel escudeiro de Ethan, Luther Stickell (Ving Rhames) – o primeiro narrador a surgir no novíssimo (e apocalíptico) trailer de O Acerto Final.
Na sequência, surge outra voz conhecida do público: Eugene Kittridge (Henry Czerny), o diretor original da IMF – um dos raros personagens (ao lado de Luther) que sobreviveram aos eventos trágicos de Missão Impossível I.
“ Quando as probabilidades parecem impossíveis, a missão cai sobre ele – caso ele aceite” – aponta Kittridge, dando espaço para um vilão: o sinistro, sombrio e enigmático Gabriel (Esai Morales), que entrou na saga a serviço do ainda mais obscuro personagem: A Entidade:
- “Para cada vida que você tentou salvar, você arriscou milhões de outras. E agora o destino de todo ser vivo do planeta é sua responsabilidade”, sacramenta o vilão, dando ideia que Ethan Hunt pode estar na principal – e realmente, impossível – missão de sua carreira como agente.
A série de narradores do trailer chega ao fim, com uma questão pertinente: quando o fator humano de Ethan é questionado:
- “Esse é o padrão não é? Você se recusa a sacrificar os próximos a você”, pontua Kittridge, enquanto Ethan aparece se despedindo de Benji (Simon Pegg) , rumo a um destino incerto que abordaremos a seguir…
A última missão?
Após as quatro frases intrigantes que o trailer de Missão Impossível 8 nos apresenta, temos de volta Luther, aconselhando Ethan Hunt a não guardar supostos rancores acumulados na trajetória de Missão Impossível. Entre eles, supostamente o principal arrependimento: a forçada separação de sua mulher, Julia (Michelle Monaghan).
“Sempre estivemos do lado certo”, aponta Luther, certamente conversando com o amigo Ethan. “Eu não me arrependo de nada. Você também não deveria”, conclui o hábil escudeiro.
A conversa entre o protagonista e parceiro de IMF é, definitivamente, o ponto nevrálgico dos pouco mais de 2 minutos do mini-filme que a Paramount produziu para aquecer os fãs da saga.
De forma proposital, é explícito o clima de despedida em todos os cortes. A começar por flashbacks dos longas anteriores, com destaque para a cena em que Ethan (Tom Cruise) fica pendurado no teto do laboratório no Missão Impossível original, e para o momento em que o herói apanha o componente chamado “Pé de coelho” em Missão Impossível III.
Já as cenas “atuais” do trailer ratificam alguns momentos centrais de Missão Impossível: Acerto de Contas. Entre elas, a de que a mercenária Paris (Pom Klementieff) se unirá aos mocinhos. Por sua vez, Grace (Hayley Atwell), ganhará mais protagonismo, abandonando sua vida de contravenções para combater as ameaças globais ao lado de Ethan e cia.
Beijo de despedida
A missão – que tem tudo para ser a derradeira – é a busca pela parte que complementa a chave que aciona e controla A Entidade – o sistema de inteligência artificial que causou a morte dos tripulantes do submarino em Acerto de Contas.
Enquanto testemunhamos Tom Cruise/Ethan Hunt em disparada (praticando sua característica corrida em alta velocidade) em pontos turísticos de Londres, outras cenas bem mais intrigantes podem significar que o protagonista da trama, finalmente, nos deixará para sempre.
Se não for mero clickbait, a comprovação de que o herói deverá mesmo perder sua vida em ação nos é apresentada a 1 minuto e 20 segundos dentro do trailer, quando Grace mergulha e beija Ethan, desacordado, no fundo do oceano. Seria um beijo de despedida, ou sinal de que ele ainda poderá retornar à superfície?
O clima de despedida e mistério ganha força no finalzinho, quando Ethan Hunt se dirige a um personagem que não nos é revelado, mas que certamente é de sua extrema confiança:
– Preciso que você confie em mim…uma última vez.
Até 23 de maio de 2025, em Missão Impossível: O Acerto Final…caso você aceite, claro!