O renomado artista de efeitos especiais Marc Thorpe faleceu na última sexta-feira, aos 77 anos, vítima de complicações decorrentes da doença de Parkinson.
Trajetória premiada nos bastidores de Hollywood
Nascido na Califórnia em 1946, Thorpe graduou-se em Belas Artes pela Universidade da Califórnia antes de ingressar na Industrial Light and Magic (ILM), empresa de efeitos visuais fundada por George Lucas.
Na ILM e nos estúdios Lucasfilm, Thorpe trabalhou como modelador e designer de animatrônicos. Dentre seus principais créditos no cinema estão filmes como Star Wars: O Império Contra-Ataca, os três longas da franquia Indiana Jones e Poltergeist: O Fenômeno.
Seu trabalho pioneiro ajudou a revolucionar a utilização de efeitos especiais práticos em Hollywood. Com o uso de miniaturas, animatrônicos e outras técnicas analógicas, Thorpe ajudou a moldar a cara de grandes blockbusters na virada dos anos 1970 para os 80.
Da Lucasfilm à criação de Robot Wars
Além dos efeitos práticos, Thorpe também atuou na LucasToys, divisão de brinquedos da Lucasfilm, onde concebeu e organizou a primeira competição Robot Wars em 1994. Evento no qual robôs rádio-controlados disputavam violentas batalhas.
A ideia mais tarde originou uma franquia multiplataforma, que inclui videogames, brinquedos e uma série de TV britânica.
“Um dia retirei o aspirador de pó do tanque e, ao olhar para ele, o garoto de 8 anos em mim vislumbrou seu potencial como um brinquedo perigoso com ferramentas movidas a bateria”, descreveu Thorpe sobre a origem da ideia em seu site oficial.
Últimos anos marcados por complicações devido ao Parkinson
De acordo com sua filha, Megan Feffer, Marc Thorpe convivia com a doença de Parkinson desde 1993. A condição se manifestou inicialmente por meio de tremores leves nas mãos e nos membros.
Com a progressão da enfermidade, o artista enfrentou sérios comprometimentos motores e de deglutição.
“Digamos que os últimos meses, especialmente as últimas semanas, foram desafiadores. Estou grata que ele finalmente esteja em paz”, declarou Feffer.
Ela relatou o quanto foi doloroso presenciar o pai aos poucos perder a capacidade de se movimentar e de se alimentar sem ajuda, funções essenciais para uma vida independente.
Legado como pioneiro dos efeitos práticos
Além da filha, Thorpe deixa netos e um legado duradouro como um dos grandes nomes por trás dos efeitos especiais que maravilharam plateias no cinema nas últimas décadas.
Seu trabalho inovador na Lucasfilm e ILM influenciou gerações de artistas de efeitos visuais. Filmes como Star Wars e Indiana Jones certamente não teriam o mesmo impacto e reconhecimento mundial sem a visão criativa de profissionais como Marc Thorpe trabalhando nos bastidores.
A tal “Fatiga de Filmes de Heróis” é conversa fiada pra esconder que tá feia a coisa!