Morre Ernie Gygax Jr., filho de Gary Gygax, co-criador de Dungeons & Dragons

Compartilhe:

Ernie foi um grande contribuidor de D&D, continuando o legado do pai, e também crítico ferrenho da Wizards of the Coast.

O mundo dos RPGs perdeu hoje um dos seus maiores defensores…

Ernest “Ernie” Gygax Jr., primeiro filho do co-criador de Dungeons & Dragons, Gary Gygax, e um dos primeiros playtesters de D&D, nos deixou.

Embora todos conheçam Gary Gygax, seu filho fez contribuições incríveis para D&D e para os jogos de tabuleiro em geral ao longo de sua vida.

Ernie Gygax foi um dos primeiros testadores de Dungeons & Dragons no início dos anos 1970, e jogou em sessões comandadas por seu pai.

Ele publicou a Gygax Magazine,  revista que celebra a história de D&D, e além disso, reviveu a TSR com uma nova iteração da empresa junto com Justin LaNasa e Stephen Dinehart.

Eles planejaram relançar clássicos como Star Frontiers, embora tenham sido retidos com muitos desafios legais no processo por causa da Wizards of the Coast.

Wizards esta que Ernie Gygax Jr. era um crítico ferrenho, assim como outras lendas de D&D como Robert J. Kuntz, chamando-os de “invasores” por conta de tanta presepada em D&D.

Ernie e seus irmãos, toda a família Gygax no geral sempre foram e continuam defensores do legado de Gary Gygax contra os ataques de “fãs” de D&D e do desdém da Wizards of the Coast.

 

Uma grande perda

Desde o início do mês, Ernie Gygax Jr. vinha lutando pela vida, sempre com sua noiva Donna ao seu lado, até mesmo com ela iniciando uma campanha no GoFundMe para ajudar Ernie.

Mas esta luta chegou ao fim. Bouchra Gygax, esposa do irmão de Ernie, Luke Gygax, nos deu a notícia do falecimento no Facebook.

É com o coração pesado que compartilho com vocês que Ernest Gary Jr. Gygax faleceu esta manhã. Enquanto todos nós lamentamos, vamos manter sua mãe, Mary Gygax, sua esposa Donna, e todos os seus irmãos e irmãs e seus amigos em suas orações. Muitos de vocês o conheciam como o homem que amava a vida e amava brincar. Também nos lembraremos dele como um lutador. Sentiremos muito a sua falta.”

Pouco depois Luke Gygax, que inclusive fundou a Gary Con, evento para lembrar o legado do pai e celebrar o RPG, publicou um emocionante testemunho no Facebook.

“Cheguei ao hospital onde um voluntário muito gentil me acompanhou ao quarto do Ernie onde Donna, Elise e Bill se sentaram sombriamente. Depois de abraços e saudações começamos a partilhar histórias sobre o Ernie e a rir de algumas delas. Ernie adorava rir e entreter as pessoas, e era muito bom nisso. Shelby, o jovem capelão, disse que ele era uma pessoa especial, como muitas das enfermeiras de cuidados críticos perguntaram por ele e muitas disseram que ele era o paciente mais simpático que já tiveram.”

“Isso foi pouco antes da Shelby recitar um belo poema e rezar connosco perto do Ernie. Estou feliz por poder vê-lo uma última vez e agradecido pelo telefonema de quarta-feira. Não sabia que seria a última vez que falava com o meu irmão…”

“Que vida ele levou. Ernie jogou o primeiro jogo de Dungeons & Dragons de sempre, juntamente com a nossa irmã Elise. Como todos sabemos, o pai era um ávido jogador – desde miniaturas, cartões e jogos de tabuleiro a RPGs; e o Ernie emulava esse amor por jogos e camaradagem desde a infância.”

“Ernie também era um bom irmão mais velho, a maioria das vezes… Ele levou-me a ver Star Wars no teatro quando saiu pela primeira vez, ele leu-me livros quando eu era muito novo para ler bem – O Planeta da Aventura de Jack Vance era tão fixe! E ele deixou-me jogar D&D com ele e com as outras crianças mais velhas – como Neil Christiansen, e provavelmente Jeff Leason e Tim Jardini entre outros.”

“Ernie era um bom homem, uma personalidade autêntica e alguém que viveu para partilhar aventuras alta com outras pessoas que pensam como você. Eu sei que ele está a abanar dados com o Jim Ward e o pai agora. Te amo irmão.”

 

Fica a homenagem do Se Liga Nerd a uma lenda que ajudou a construir o universo de D&D e fez milhões virarem fãs de RPG.

Obrigado Ernie.

Publicidade
Publicidade