Ícone do site Se Liga Nerd

Natal 100% sem lacração: a melhor lista de filmes e animações para você curtir

Natal

Novos clássicos e clássicos eternos de Natal

Por Claudio Dirani

Diversão garantida para você e sua família

 

Natal não tem licença poética, nem meio termo. Ho ho ho, agora é que são elas: a época mais linda do ano só pode dar certo se for seguida à risca: paz, amor, celebração da chegada de Jesus Cristo, além de um item para lá de essencial: programação cultural 100% à prova de lacração. Dito isso, queridos heróis, à espera pelo aniversário do Salvador – e para as crianças – pela chegada do Papai Noel, precisa ter bom gosto, diversão e histórias maravilhosas.

 

A seguir, você terá exatamente isso, com uma dose de magia e bom humor: filmes, animações e atrações natalinas com a curadoria do Se Liga Nerd!

O melhor do Natal em filmes e animações

 

Aconteceu no Natal 

Título original: It Happened One Christmas 

Lançamento: 11 de dezembro de 1977

Dirigido por: Donald Wrye

Onde assistir: Não está disponível no Brasil mas pode ser assistido AQUI.

 

 

Estamos chegando ao fim da Segunda Guerra Mundial.  O ano é 1944. Mary Bailey Hatch (Marlo Thomas) tem uma vida tão monótona na cidadezinha de Bedford Falls, no estado de Nova York, que ela chega a pensar em acabar com tudo.  Suas orações são ouvidas no céu e um espírito em busca de suas asas de anjo desce à Terra para mostrar como sua vida seria bem pior, caso ela não tivesse aquela rotina que desprezasse tanto. A missão de Mary é obter o merecimento para voltar ao normal e recuperar sua família.

Aconteceu No Natal até pode ser uma versão inferior A Felicidade de Não Se Compra (1946), mas traz um charme particular que crianças e adolescentes dos anos 70 certamente irão se identificar.  

Curiosidade: O longa conta com a participação do genial Orson Welles de A Guerra dos Mundos e Cidadão Kane no papel de Henry F. Potter.

 

O Adorável Avarento

Título original: Scrooge

Lançamento: 5 de novembro de 1970

Dirigido por: Ronald Neame

Onde assistir: Outro clássico fora de circulação que pode ser visto AQUI.

 

Desembarcamos nos anos 1970 para relembrar a adaptação de um dos mais brilhantes livros de Charles Dickens: A Christmas Carol (no Brasil, Um Conto de Natal), lançado pelo britânico em 1843. Existem mais de cinco versões (sem contar as adaptações) da história de um velho ricaço londrino que odeia o Natal. Porém, nada supera a versão de 1970, com o incrível Albert Finney no papel do avarento Ebenezer Scrooge. Com atuação além do convincente, Finney acabou eleito como melhor ator em um filme de comédia no Golden Globes de 1971.

Por ter sido rodado há cinquenta anos, é mais fácil imaginar-se no clima à luz de velas da Era Vitoriana e se assustar com a visita dos temidos Fantasmas do Natal Passado. Quando Ebenezer se vê encurralado e revê como sua vida foi mesquinha e egoísta ele tentará resgatar o tempo perdido.

 

Uma Noite Mágica

Título original: Jack Frost

Lançamento: 10 de dezembro de 1998

Dirigido por: Troy Miller

Onde assistir: Disponível para locação na Prime Video

 

 

Saltamos para o fim da década de 90 para acompanhar a trajetória do músico Jack Frost (o “Batman” Michael Keaton), um craque do blues que não tem muito tempo para sua família. Em sua corrida pelo sucesso, Frost se vê em uma encruzilhada: passar a véspera de Natal com a mulher (interpretada pela já saudosa Kelly Preston, que nos deixou tão cedo em 2020) e o filho (Joseph Cross). Justamente em que a vida de Jack Frost está prestes a ser transformada, um acidente o transforma em um ser mágico que irá influenciar diretamente a vida das pessoas que ele ama. 

Apesar de ter flopado nas salas de cinema, Uma Noite Mágica nos apresenta aos valores familiares e tradicionais e deixa a importante mensagem de aproveitar o tempo.  

Outro destaque da produção fica para a trilha sonora, combinando uma diversidade de estilos como Gary Glitter, Cole Porter, Lucinda Williams e REO Speedwagon.

 

Milagre na Rua 34

Título Original: Miracle on 34th Street

Lançamento: 1994

Dirigido por: John Hughes

Onde assistir: Disney Plus 

O maravilhoso original foi lançado em 1947, no pós-guerra, mas este quarto remake dessa obra-prima ganha destaque pela figura carismática de um dos gênios da sétima arte: Sir Richard Attenborough na pele de Kris Kringle – ou Papai Noel.

Lançada em 1994, a versão tem ficado cada vez mais atual pelo simples fato de o roteiro colocar Noel no banco dos réus.
Sim, judiciaram o bom velhinho (assim como tudo tem sido levado às altas cortes por aqui, aliás).

Na produção (assinada pelo saudoso John Hughes, que também adaptou o roteiro original), o advogado Bryan Bedford (Dylan McDermott) recebe a missão de evitar que Kringle (Richard Attenborough) seja condenado pela corte de Nova York por falsidade ideológica. A grande virada, caso você nunca tenha assistido, combina fantasia, inocência e fé em Deus (valores raros na atual Hollywood, vale frisar).

 

Crônicas de Natal

Título Original: The Christmas Chronicles

Lançamento: 2018

Dirigido por:  Clay Kaitis

Onde assistir: Netflix

Como unir a agilidade das histórias atuais à tradição dos antigos natais? A resposta foi dada por Clay Kaitis no primeiro (e mais bacana dos dois lançados) Crônicas de Natal.

A dinâmica da produção Netflix é impressionante. É quase impossível parar para respirar, enquanto os irmãos Teddy (Judah Lewis) e Kate Pierce (Darby Camp) se envolvem em uma aventura noturna pelos céus de Chicago.

E como eles foram parar lá? Sem meias palavras, bisbilhotando! Ao descobrir o trenó mágico do Papai Noel, as crianças são forçadas a ajudar o bom velhinho a terminar sua missão de entregar todos os presentes em tempo. 

O mais interessante fica no meio do caminho, enquanto Noel (Kurt Russell) dá um show de carisma e de habilidades musicais, com direito a show na prisão (e participação de Steve Miami Van Zandt, da E Street Band de Bruce Springsteen).

 

Um Herói de Brinquedo

Título Original: Jingle All The Way

Lançamento: 1996

Dirigido por: Brian Levant

Onde assistir: Disney Plus

 

Por trás da receita maluca e divertida usada para rodar o longa de 1996, os criadores de Um Herói de Brinquedo acertaram em cheio na hora de preparar o recheio.

Em mais uma comédia roteirizada por Chris Columbus (de Esqueceram de Mim) e Randy Kornfield, Howard Langston (Arnold Schwarzenegger) é um pai amoroso. O único problema é que sua atribulada rotina no mundo dos negócios o leva a perder quase todos os compromissos com seu filho (Jake Lloyd).

A prova de fogo do pai que quer ser herói acontece quando ele se esquece de comprar o presente de Natal do pequeno Jamie.

Nos momentos finais de Um Herói de Brinquedo, recebemos a mensagem que a história tenta disfarçar com excelentes piadas.

Ao invés de ganhar o sonhado brinquedo, o garoto deseja profundamente fazer com que seu pai seja mais presente – e não somente no Natal.

Em tempos de cancelamento de pais e mães, nada melhor do que um filme pontuado pelo resgate dos valores conservadores.

 

A Família Noel

Título Original: The Claus Family

Lançamento: 2020

Dirigido por: Matthias Temmermans

Onde assistir: Netflix

 

Lançado no primeiro Natal da terrível pandemia, o longa holandês é uma das raras produções atuais que combinam bom roteiro e cuidado com os valores natalinos.

Não dá para se aprofundar muito na sinopse do filme sem oferecer spoilers. O que você precisa saber é que o jovem protagonista do drama dirigido por Matthias Temmermans  atende pelo nome de Jules Claus (Mo Bakker). Sua vida se transforma depois da morte de seu pai, o que o leva desprezar as festas que ele tanto amava.

Porém, não se engane. Como todo bom filme de Natal, A Família Noel oferece uma virada à altura de sua proposta. Depois de retomar a convivência com seu avô paterno, Jude Claus reaprenderá a valorizar a época mais bonita do ano. Um final feliz para um tema bastante delicado: a perda de entes queridos.

 

O Homem Que Inventou O Natal

Título Original: The Man Who Invented Christmas

Lançamento: 2017

Dirigido por: Bharat Nalluri

Onde assistir: Disney Plus

Entre todas as histórias já escritas, interpretadas e filmadas sobre o Natal,  A Christmas Carol  (Ou Um Conto de Natal) figura indiscutivelmente como a mais marcante já composta. Se você não é familiar com o título publicado em 1843, certamente se recordará do clássico filme O Velho Avarento baseado nesse livro, que mostra como o ricaço Ebenezer Scrooge recebeu a visita dos fantasmas dos Natais passados para que o empresário avarento e ranzinza tenha mais uma chance para recuperar sua humanidade.

Em O Homem Que Inventou o Natal (produção conjunta Irlanda/Canadá) vamos conhecer a história por trás da história. Ou seja: como o imortal inglês Charles Dickens (Dan Stevens) criou o tema e os personagens que povoam nosso imaginário há quase dois séculos.

O longa de 2017 foi um dos últimos a contar com a atuação do incrível Christopher Plummer, falecido em fevereiro deste ano.

Nicolas Cage “arrependido”

Encurralados no Paraíso

Título Original: Trapped in Paradise

Lançamento: 1994

Dirigido por: George Gallo 

Onde assistir: Inexplicavelmente, fora de todos os streamings. De forma alternativa, assista AQUI.

Nicolas Kim Coppola nasceu em um berço de ouro cinematográfico. Sobrinho de Francis Ford Coppola, logo trocou de identidade para não ser visto como um mero apadrinhado. A escolha deu certo, e ao menos nos anos 1980 e 1990, o ator que fez 60 anos em janeiro mais acertou do que errou.

Um desses acertos é Encurralados no Paraíso – comédia natalina com plot twist moral e clichês de sucesso infalível: arrependimento, amor e espírito natalino. Tudo porque o personagem de Nick Cage se apaixona por Sarah, a ingênua mocinha do interior (Mädchen Amick) e decide cancelar o assalto planejado ao banco da pequenina Paradise, na Pensilvânia. Um filme que nunca sai de moda.

 

Klaus

Título Original: Klaus

Lançamento: 2019

Dirigido por: Sergio Pablos

Onde assistir: Netflix

O ano de 2019 foi um dos mais frustrantes do século até o momento. O motivo veio da China, e trancou o planeta pelo menos até o fim de 2021. Antes do vírus, entretanto, tivemos um Natal feliz com uma bela animação dirigida pelo estreante espanhol Sergio Pablos.

Klaus conta a história da remota ilha de Smeerensburg, onde Jesper se frustra com a extinção dos cartões e cartas natalinas. A grande virada acontece quando o estudante da Academia Postal conhece o enigmático Klaus, um carpinteiro especialista na produção de brinquedos.

A versão original tem a voz de J.K. Simmons, o eterno J.J Jameson da trilogia Homem-Aranha.

 

O Expresso Polar

Título Original: The Polar Express

Lançamento: 2004

Dirigido por: Robert Zemeckis

Onde assistir: Prime Video (por locação)

Uma obra-prima (mais uma) de Robert Zemeckis, que já se transformou em um clássico natalino. Principalmente porque o roteiro traz novidades sobre um tema bastante complexo. Não é fácil escrever uma história que combine tradição e inovação. Porém, este é o caso da produção da Warner Bros. baseada na obra do americano Chris Van Allsburg.

Em resumo, o Expresso Polar é uma espécie de trem mágico que leva crianças ao Polo Norte conhecer a terra do Papai Noel. Desta vez, a trajetória será marcada por um garoto (Josh Hutcherson, de Jogos Vorazes) que nunca acreditou no bom velhinho até o local, onde sua vida será transformada.

Destaque para a versão animada de Tom Hanks – uma real obra de arte da animação.

Um Natal Mágico

Título Original: One Magic Christmas

Lançamento: 1985

Dirigido por: Phillip Borsos

Onde assistir: Disney Plus

Em meio ao enorme catálogo do Disney Plus – e às inúmeras opções natalinas – você irá encontrar esta pérola dos anos 80, que costumava aparecer na programação da TV aberta no período natalino. 

A produção (do próprio estúdio) reúne dois atores sensacionais: a protagonista Ginny (Mary Steenburgen – de De Volta Para o Futuro III) e o fundamental coadjuvante Gideon, interpretado pelo saudoso Harry Dean Stanton (1926-2017). Stanton, aliás, rouba a cena em algumas oportunidades, principalmente quando ele cumpre a missão de orientar a personagem central da trama, que perde a ilusão e o espírito natalino em razão dos contratempos do cotidiano.

 

Esqueceram de Mim (1 e 2)

Título Original:  Home Alone

Lançamento: 1990 e 1992, respectivamente

Dirigido por:  John Hughes

Onde assistir: Disney Plus

Se algum dia você precisar responder a pergunta – quais filmes precisam ser revistos todo santo Natal, pode cravar Esquecerem de Mim 1 e 2.

Assistir às comédias escritas e produzidas pelo saudoso e genial John Hughes deveria se tornar obrigatório, principalmente para quem tem crianças em casa (sejam elas pequenas ou já crescidinhas!).

A franquia (que ainda teve mais dois episódios – infelizmente sem Macaulay Culkin) é um dos raros casos que melhora com o tempo. Ah, sim. E que o segundo capítulo (Perdido em Nova York) é bem superior ao original.

Com direção de Chris Columbus (Harry Potter), as aventuras de Kevin (Culkin) combinam efeitos especiais práticos e cômicos a cenas muito bem escritas, e que sempre culminam com uma mensagem positiva no fim.

Além do ator-mirim, Esqueceram de Mim traz as performances épicas dos vilões Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern), que conseguem sobreviver no final – sabe-se lá como…

 

Sair da versão mobile