O Impacto de NieR: Automata na Indústria de Jogos Japonesa
NieR: Automata, um jogo aclamado e amado pelos fãs até hoje está no centro das atenções novamente.
De acordo com Shuhei Yoshida, ex-presidente da PlayStation, o jogo praticamente salvou a indústria dos games no Japão.
Se não fosse por Yoko Taro e seu jogo NieR: Automata, que provou a seus colegas desenvolvedores japoneses que sua identidade cultural era sua maior força criativa, a indústria local de jogos já teria desaparecido.
Yoshida fez esses elogios durante uma entrevista retrospectiva sobre sua carreira concedida a Munechika Nishida para o site de notícias japonês AV Watch.
Quando questionado sobre a diferença marcante entre a natureza de nicho da mídia japonesa, em particular os jogos de vídeo, “do final dos anos 2000 ao meio dos anos 2010” e a grande popularidade que essas produções desfrutam hoje, o ex-executivo da Sony começou recordando como a fonte dessa discrepância foi o fato de que:
“À medida que os jogos se tornaram mais realistas e títulos do tipo Hollywood começaram a surgir, houve um período durante a era do PS3 em que os criadores japoneses pensaram: ‘Precisamos criar algo que atrairá o público no exterior. Vamos tentar criar algo com um sentimento mais ocidental.'”
O Legado de NieR: Automata
No entanto, Yoshida destacou que:
“O jogo que mudou drasticamente a situação, na minha opinião, foi NieR: Automata (2017), lançado durante a era do PS4”.
Ele acredita que Yoko Taro criou NieR sem pensar em vendê-lo no exterior, mas acabou sendo muito popular lá.
A partir desse ponto, os criadores japoneses começaram a criar “coisas japonesas”, e ficou claro que essas podiam ser bem-sucedidas no exterior também.
Yoshida concluiu que o desenvolvimento da distribuição digital também desempenhou um papel importante nessa mudança, permitindo que até mesmo temas de nicho pudessem ter sucesso.
Com a distribuição digital, a cultura japonesa se espalhou gradualmente pelo mundo, e com isso, reunir pessoas de todas as partes do mundo interessadas nela pode criar um mercado bastante grande.
“Acredito que podemos dividir claramente a indústria de jogos japonesa em dois períodos: ‘antes’ e ‘depois’ de NieR . NieR foi o título que fez todos perceberem a importância de criar algo “japonês”. Foi um ponto de virada que reviveu a indústria.”