Nintendo enfrenta reação no Japão por “ocidentalizar” Princesa Peach

Compartilhe:

A Nintendo anunciou recentemente um novo jogo solo da Princesa Peach chamado “Princess Peach Showtime”, previsto para ser lançado em 2023. Porém, as ilustrações promocionais da personagem estão gerando polêmica entre fãs japoneses, que criticam uma “ocidentalização” excessiva da clássica princesa dos games de Mario.

Arte original é substituída por versão mais “forte”

Na arte original do game, Peach aparecia com trajes de kung-fu, porém com expressão alegre e face rosada. Na nova versão, ela foi redesenhada com rosto mais sério e contorno escuro nos olhos, transmitindo uma atitude mais “durona”.

A capa do jogo também foi alterada para um visual mais “powerful”. Se antes Peach exibia um vestido rodado e tinha feições delicadas, agora ela veste collant e salto alto, em pose de ataque.

Fãs japoneses reclamam de caracterização “ocidental”

Nas redes sociais japonesas, fãs criticaram as mudanças na caracterização da princesa, considerando-as uma tentativa de agradar o público ocidental.

“Era o rosto de uma psicopata, agora é o de uma vilã”, comentou um usuário. “Isso é correção política”, afirmou outro.

As novas ilustrações foram chamadas de “feias” e a boca de Peach foi descrita como “nojenta” por dar a impressão de ter sido desenhada por um “estrangeiro porco” (gyen, em japonês).

Personagem clássica é “descaracterizada”

A reação negativa se deve principalmente ao fato de a Princesa Peach ser um ícone do universo Nintendo há décadas, sempre retratada como uma jovem delicada.

Para os fãs mais nostálgicos, dar a ela uma aparência mais “durona” e masculinizada seria descaracterizá-la completamente apenas para agradar públicos que não conhecem e não respeitam a história da personagem.

Resta saber se a Nintendo mudará novamente a arte de divulgação depois dessa repercussão. O que não deve mudar é a indignação dos fãs japoneses caso a Princesa Peach continue com essa “cara de barata”, como alguns comentaram.

Censura?! Capcom adverte sobre os possíveis impactos negativos da tradução direta de jogos japoneses

Publicidade
Publicidade