Nolan elege “Duna: Parte 2” como o novo “O Império Contra-Ataca”

Compartilhe:

O aclamado cineasta Christopher Nolan fez um generoso elogio a “Duna: Parte 2”, próxima produção do diretor Denis Villeneuve baseada na clássica obra de ficção científica. Durante evento de divulgação de seu mais recente filme, “Oppenheimer”, Nolan comparou a sequência de “Duna”, prevista para estrear em março, ao épico “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca” (1980).

“Se Duna 1 foi Star Wars, Duna 2 é O Império Contra-Ataca”

“Se ‘Duna: Parte 1’ foi ‘Star Wars’, esta para mim é muito ‘O Império Contra-Ataca’, que é meu filme favorito de ‘Star Wars'”, afirmou Nolan. “Acho que é uma expansão incrível de tudo o que foi apresentado no primeiro filme.”

A comparação pegou Villeneuve de surpresa. O cineasta canadense ficou lisonjeado: “Que elogio massivo”, respondeu.

Heróis têm trajetórias parecidas

De fato, a analogia tem fundamento. Ambas as tramas apresentam heróis jovens, criados em planetas desérticos (Tatooine e Arrakis), que assumem seu destino místico de agentes transformadores do universo em que vivem.

Tanto Luke Skywalker quanto Paul Atreides encarnam arquétipos clássicos, mantendo seus ideais em meio a adversidades. Suas escolhas também são guiadas por uma consciência superior: a Força e a Voz, respectivamente.

Duna influenciou primeiro Star Wars

A influência do romance “Duna” na saga Star Wars original, aliás, é inquestionável. Analistas apontam diversas semelhanças nos cenários, personagens e reviravoltas das tramas.

Previsto para estrear no início de março, “Duna: Parte 2” é baseado na segunda metade do romance de Frank Herbert e dá sequência à saga de Paul Atreides, papel de Timothée Chalamet.

O longa-metragem foi um dos destaques na pré-seleção do Oscar 2023 e promete expandir o épico universo sci-fi apresentado pelo primeiro filme da franquia.

Nolan admira autoralidade de Villeneuve

Ao declarar sua admiração pela obra de Villeneuve, Nolan reforça seu apreço por cineastas que investem em visões autorais e efeitos práticos, em contraposição à predominância de CGI na indústria atual.

Resta ver se “Duna 2” vai de fato igualar ou superar a magia alcançada por “O Império Contra-Ataca” há mais de 40 anos e tornar-se um marco do cinema atual, como prevê o prestigiado cineasta Christopher Nolan.

 

HBO renomeia série derivada de Duna para ‘Duna: Profecia’ e anuncia data de estreia

Publicidade
Publicidade