‘A ODISSEIA’ DE CHRISTOPHER NOLAN É “OBRA-PRIMA QUE O PRÓPRIO HOMERO APROVARIA”, DECLARA EXECUTIVO DA UNIVERSAL

Compartilhe:

A Universal Pictures apostou alto em sua apresentação na CinemaCon ao promover a adaptação épica de “A Odisseia” por Christopher Nolan, mesmo com o filme ainda em fase de filmagens. Jim Orr, diretor de distribuição do estúdio, não economizou nos superlativos ao descrever o projeto.

“[Será] uma obra-prima cinematográfica visionária de uma geração que o próprio Homero provavelmente aprovaria”, declarou Orr com seriedade, provocando risos na plateia de proprietários de cinemas (e talvez algum classicista perdido) pela hipérbole. O executivo também exaltou o “elenco estelar impressionante” reunido por Nolan, algo com que ninguém pareceu discordar.

E não é para menos: após o sucesso de “Oppenheimer”, vencedor do Oscar, Nolan montou um ensemble que inclui Matt Damon como Odisseu, o rei de Ítaca, além de Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya, Lupita Nyong’o, Robert Pattinson e Charlize Theron. Ainda não há informações sobre quais personagens mitológicos esses astros interpretarão.

NOVO PROJETO DE SPIELBERG TAMBÉM CHAMOU ATENÇÃO

Apesar de ainda não ter imagens para mostrar de “A Odisseia”, a Universal também aproveitou para promover o próximo projeto de outro diretor lendário: Steven Spielberg. Após o semi-autobiográfico “Os Fabelmans”, Spielberg retorna ao território dos blockbusters com um filme que ainda não tem título, mas conta com roteiro de David Koepp, seu colaborador em “Jurassic Park”.

O estúdio descreveu o projeto como um “novo evento cinematográfico original”, e embora detalhes específicos da trama não tenham sido revelados, sabe-se que o roteiro é baseado em uma história de Spielberg e deve incorporar elementos de ficção científica. Seu elenco inclui Josh O’Connor, Emily Blunt, Colin Firth, Colman Domingo e Eve Hewson.

Na CinemaCon, Orr descreveu o filme como “propulsivo [e] moderno” com uma “reviravolta de outro mundo”. Isso parece alinhado com a marca registrada de um diretor cujos maiores sucessos incluem “E.T. – O Extraterrestre” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”.

O próximo filme de Spielberg tem estreia marcada para 12 de junho de 2026, enquanto “A Odisseia” de Nolan chegará aos cinemas em 17 de julho de 2026.

ESPECIALISTAS EM MITOLOGIA GREGA OPINAM SOBRE ADAPTAÇÃO DE NOLAN

Embora o filme ainda esteja em produção, especialistas em mitologia clássica já demonstram entusiasmo e curiosidade sobre como Nolan adaptará a épica história de Homero para as telas modernas.

“A Odisseia é uma das maiores narrativas de aventura e retorno ao lar da história da humanidade, com temas que continuam relevantes até hoje”, comenta Dra. Helena Papadopoulos, professora de Estudos Clássicos da Universidade de Oxford. “Estou particularmente interessada em ver como Nolan, conhecido por seus jogos com a percepção do tempo, abordará as complexas estruturas narrativas do poema original.”

Outros especialistas apontam os desafios de adaptar uma obra com elementos sobrenaturais e divindades para um diretor que tradicionalmente favorece o realismo, mesmo em suas obras mais fantasiosas. “Será fascinante ver como Nolan lidará com os elementos mitológicos, como o ciclope Polifemo, as sereias ou a descida ao submundo”, observa Dr. Marcus Bennett, mitólogo da Universidade de Yale.

Com um orçamento estimado em mais de $200 milhões, “A Odisseia” representa a aposta mais ambiciosa da Universal para 2026 e uma das produções mais aguardadas do próximo ano.

A Odisseia | Matt Damon é Odisseu em primeira imagem do filme de Nolan

Publicidade
Publicidade