Nova superarma de Star Wars teria tornado o império invencível

Compartilhe:

A saga Star Wars: The High Republic, da Lucasfilm, introduziu uma nova superarma. Ambientadas na Era da Alta República, essas histórias exploram um período em que a Ordem Jedi estava no auge – uma época em que a luz e a vida brilhavam por toda a galáxia. No entanto, não foi uma era em que os Jedi não enfrentaram oposição; a Ordem está enfrentando a ameaça dos Nihil, um grupo de piratas espaciais secretamente estabelecido para destruí-los. Os Nihil foram pioneiros em várias superarmas – incluindo uma que teria mudado toda a galáxia, se o Império a tivesse duplicado.

O Stormwall dos Nihil Explicado

Os Nihil estabeleceram o Stormwall, conseguindo cortar um vasto setor da Orla Exterior da galáxia de Star Wars. Essa tecnologia é finalmente explicada em Defy the Storm, de Tessa Gratton e Justina Ireland, o mais recente livro desta saga em andamento da Alta República. Os Nihil modificaram faróis de navegação do hiperespaço, transformando-os em armas para gerar pulsos gravitacionais. É importante entender como o hiperespaço funciona em Star Wars; um plano dimensional que fica acima do espaço normal, mas ainda é influenciado por ele. Flutuações gravitacionais podem puxar as naves para fora do hiperespaço – e de forma desastrosa.

Não há dúvida de que tal matriz poderia ser melhor alimentada por kyber puro, mas os Nihil não tinham a capacidade de obter kyber em quantidades suficientes. Defy the Storm revela que o Stormwall é alimentado por imitações de kyber, cristais rhonianos e bestalt. Essa é uma tecnologia que o Império poderia facilmente dominar.

O Império Poderia Facilmente Ter Criado um Stormwall

É fácil imaginar um cenário onde o Império usaria um Stormwall contra a Aliança Rebelde. Na época da trilogia original de Star Wars, o Império havia plantado comunicação holonet e faróis de navegação de hiperespaço em praticamente toda a galáxia conhecida; além disso, esses faróis holonet e de navegação haviam sido sutilmente redirecionados, permitindo o monitoramento secreto de eventos em toda a galáxia. Décadas depois, a Primeira Ordem reutilizou esses sistemas como parte de sua rede de rastreamento de hiperespaço. O Império poderia facilmente ter adicionado emissores gravitacionais também.

O Império experimentou, de fato, essa tecnologia gravitacional. O Grande Almirante Thrawn era conhecido por encorajar o uso de Cruzadores Interditor, Destróieres Estelares Imperiais especialmente projetados, equipados para gerar um campo gravitacional massivo – impedindo seus inimigos de fugir para o hiperespaço, ou então puxando as forças rebeldes do hiperespaço para as mandíbulas de uma armadilha. Mas Thrawn lutou para conquistar a hierarquia Imperial, e poucos outros líderes Imperiais parecem ter adotado a tecnologia. Os Interditores geralmente parecem ter sido eliminados gradualmente após Thrawn ter sido perdido durante a Batalha de Lothal, levado para outra galáxia.

Por Que o Império de Palpatine Nunca Teria Desenvolvido o Stormwall

Em teoria, o Stormwall teria sido uma arma fantástica contra a Aliança Rebelde. Poderia ser implantado com precisão, isolando setores do espaço onde os rebeldes eram conhecidos por estarem ativos, impedindo-os de escapar. Mas, na prática, este não era o tipo de tecnologia em que Palpatine estaria interessado. As superarmas de Palpatine eram sobre destruição em vez de adquirir vantagens táticas e estratégicas; ele queria superarmas que intimidassem os inimigos potenciais a se renderem em vez de lutar.

O Imperador queria que todo o kyber que pudesse conseguir fosse usado na construção das Estrelas da Morte e da Base Starkiller. Dado a escolher entre estas e o Stormwall, Palpatine teria escolhido suas estações de batalha.

Ironicamente, esta é provavelmente a razão pela qual a perda do Grande Almirante Thrawn e do Moff Tarkin – em rápida sucessão – foi um golpe para o Império. Esses dois eram estrategistas e teriam sido capazes de olhar além da perspectiva de puro poder; eles teriam visto as oportunidades estratégicas potenciais em encurralar um inimigo e as teriam implantado. Felizmente para a galáxia de Star Wars, o Império perdeu esses dois estrategistas militares pouco antes do início da Guerra Civil Galáctica.

Mais uma vez, a obsessão míope do Imperador Palpatine com poder absoluto, em vez de vantagem tática, se provou sua ruína. Enquanto os rebeldes certamente aplaudiram a falta de visão do Imperador, os fãs de Star Wars podem apenas imaginar o quão diferente a galáxia teria sido se Palpatine tivesse abraçado o potencial do Stormwall. Talvez, em algum universo alternativo, o Império realmente tenha se tornado invencível.

O império Disney desmorona: Pânico nos bastidores enquanto ações despencam

Publicidade
Publicidade