Estúdio Universal planeja mais um filme sobre o lendário agente secreto, mas participação do astro ainda não está confirmada
O agente secreto mais durão e implacável do cinema pode estar de volta às telas em breve. De acordo com informações exclusivas do site Deadline, a Universal Pictures iniciou o desenvolvimento de um novo filme sobre Jason Bourne, o personagem icônico vividos por Matt Damon em uma seqüência de sucessos de ação.
Diretor premiado entra em negociações para comandar projeto
Edward Berger, cineasta alemão que recentemente recebeu elogios pela direção do drama de guerra “Nada de Novo no Front”, vencedor do Oscar de melhor filme internacional, está em negociações finais para assumir a direção do novo filme sobre o lendário agente secreto.
O projeto ainda está em estágio inicial, sem roteiro definitivo ou elenco fechado. Mas Berger já surge como nome forte para comandar a nova aventura de Bourne nas telas.
Participação de Matt Damon ainda não está garantida
Fãs já se perguntam, é claro, se Matt Damon retornará ao papel que o transformou em uma mega estrela de Hollywood. De acordo com as informações, o ator será o primeiro contatado para retomar o personagem. Porém, como ainda não existe um roteiro finalizado, sua participação não está confirmada.
Jeremy Renner também já protagonizou filme da franquia
Baseada nos romances de Robert Ludlum, a franquia Bourne já rendeu 5 filmes, sempre focados no agente secreto Jason Bourne, um expert em artes marciais com amnésia, obcecado em descobrir detalhes sobre seu obscuro passado trabalhando para a CIA.
Além dos três primeiros filmes estrelados por Damon e dirigidos por Doug Liman e Paul Greengrass, houve um quarto filme com o astro em 2016, “Jason Bourne”. Em 2012, durante um hiato de Damon, Jeremy Renner protagonizou o derivado “O Legado Bourne”.
Portanto, se as negociações com Matt Damon não avançarem, a Universal pode partir para outro protagonista. Ou trazer Renner de volta após sua performance elogiada em “Gavião Arqueiro”.
Futuro dos filmes de ação em debate
O anúncio de um novo filme de Jason Bourne ocorre em um momento em que muitos franquias de ação, antes dominantes nas bilheterias, enfrentam questionamentos sobre o futuro. Com cultura do politicamente correto e pautas identitárias cada vez mais em voga, personagens hiper masculinos e violentos como John Rambo, James Bond ou o próprio Jason Bourne são vistos agora sob uma ótica mais crítica por pequena parcela do público e da crítica “especializada”.
Resta saber se a Universal tentará equilibrar a adrenalina característica da franquia Bourne com sensibilidades contemporâneas. Ou se optará por um retorno às raízes, com perseguições alucinantes, lutas brutais e um herói impiedoso disposto a tudo para vencer seus inimigos.
Star Wars | Damon Lindelof deixa cargo de roteirista em filme da franquia