O McDonald’s protagonizou em 1984 o que muitos consideram o maior fracasso de marketing da história da rede de fast-food. Durante as Olimpíadas de Los Angeles daquele ano, a empresa lançou uma promoção ousada, porém desastrosa, que resultou em prejuízos milionários e escassez generalizada de um de seus principais produtos, o Big Mac.
A promoção consistia em oferecer sanduíches Big Mac gratuitamente sempre que os Estados Unidos ganhassem uma medalha olímpica. A ideia era comemorar o retorno do país aos Jogos Olímpicos, depois do boicote americano à edição de 1980 em Moscou.
O que a rede de lanchonetes não previu foi o extraordinário desempenho da delegação americana em seu próprio território. Enquanto em 1976 os EUA haviam conquistado 94 medalhas em Montreal, em Los Angeles foram 174 no total. O McDonald’s havia se planejado para distribuir cupons de sanduíches grátis com base nas projeções de 1976.
Com quase o dobro de medalhas, a promoção acabou saindo completamente do controle da empresa. Milhões de cupons foram distribuídos nas mais de 6.600 unidades do McDonald’s nos Estados Unidos, resultando na falta generalizada de ingredientes para o Big Mac, o carro-chefe do cardápio.
Sabia que a União Soviética foi culpada pelo maior fracasso da história do McDonald's? Acabaram com o estoque de Big Mac e isso virou episódio dos Simpsons.
Em 1984, as Olimpíadas ocorreram em Los Angeles, com a lanchonete sendo uma das maiores patrocinadoras dos jogos. Em sua… pic.twitter.com/dvIWLyMJwu
— Paulo (@pauloap) August 7, 2023
Embora a rede nunca tenha revelado oficialmente o prejuízo financeiro, estima-se que tenha sido de dezenas de milhões de dólares. Além disso, a falta repentina de Big Macs gerou insatisfação em muitos consumidores.
O caso acabou ficando tão famoso globalmente que foi retratado em 1992 em um episódio dos Simpsons, intitulado “A Primeira Palavra de Lisa”. Nele, o palhaço Krusty organiza uma promoção idêntica para a rede fictícia Krusty Burger e também amarga grandes perdas.
A promoção desastrosa de 1984 entrou para a história como um caso exemplar de falha de planejamento e execução em marketing. Mostra como a euforia com grandes eventos e ações promocionais pode cegar as empresas para riscos óbvios. O McDonald’s aprendeu da pior maneira que nem sempre “quanto mais, melhor”.
McDonald’s e Pokémon: McLanche Feliz traz coleção de cartas Pokémon inéditas!