Glen Powell, de Top Gun, toma o lugar de Schwarzenegger em trama sobre “fake news”
Por Claudio Dirani
Caros leitores: respondam nos comentários desta matéria, se vocês se identificam com o seguinte cenário:
“Em um futuro não tão distante do atual, os cidadãos de um país tomado por um regime autoritário são entretidos por um reality show. A participação do público, entretanto, acontece após o governo capturar pessoas que tiveram suas reputações destruídas pela disseminação de notícias falsas.”
A premissa – que remete muito ao estado atual do Brasil após lockdowns e medidas totalitárias iniciadas na pandemia – foi transformada em filme em 1987. Estamos falando de O Sobrevivente, longa estrelado por Arnold Schwarzenegger que acaba de entrar na Netflix e passará por um remake neste ano.
Rodada no mesmo ano em que o ex-governador da Califórnia foi a estrela do primeiro Predador, a ficção ambientada em um futuro distópico (no caso, entre 2017 e 2019, segundo o roteiro), não foi lá essas coisas em termos de bilheteria.
Apesar de ter arrecadado pouco mais de US$ 38 milhões (contra US$ 32 milhões investidos) o longa dirigido por Paul Michael Glaser (hoje mais famoso por dirigir séries como Miami Vice e O Mentalista) ganhou popularidade recente, por suas semelhanças com Jogos Vorazes e a situação quase distópica vivida pelo mundo durante a covid-19.
Isso porque o reality show que envolve o personagem de Schwarzenegger (um policial forçado a se envolver no programa após divulgarem fake news sobre uma operação) se torna campeão de audiência na TV norte-americana por um motivo sinistro: os vencedores são os que sobrevivem aos duelos contra mercenários contratados pelo governo.
Stephen King ou Richard Bachman?
O roteiro de O Sobrevivente é escrito por Steven E. De Souza – o mesmo nome por trás de Duro de Matar (1988), Um Tira da Pesada III (1994) e de outra produção estrelada por Arnold Schwarzenegger: o ótimo Comando Para Matar (1985). O script foi baseado na obra do genial Stephen King (Cemitério Maldito, It: A Coisa) que usou o pseudônimo de Richard Bachman para assinar o livro, originalmente publicado em 1982.
O recente sucesso – digamos, cult – da obra de ficção, além das atuais condições sociais do planeta resgataram o interesse sobre o universo criado por Stephen King há mais de 40 anos.
Embora tenha sido anunciado em 2021, o remake de O Sobrevivente deve começar a ser rodado neste ano, estrelado por uma das raras estrelas do cinema atual. Glen Powell – um dos coadjuvantes de destaque de Top Gun: Maverick (2022) foi escalado pelo diretor-produtor Edgar Wright (Homem-Formiga, As Aventuras de Tin Tin) para reviver o protagonista.
Antes disso, vale ficar atento no trabalho de Powell em Twisters – continuação do longa catastrófico de 1995 produzida por Steven Spielberg, que chega aos cinemas em 19 de julho.