O verdadeiro significado por trás dos “camisas vermelhas” de Star Trek

Compartilhe:

Os “camisas vermelhas” de Star Trek, membros da tripulação condenados a morrer por usarem uniformes vermelhos, são parte essencial da cultura da franquia. Mas sua origem na realidade é bem mais nebulosa do que se pensa.

A piada surgiu da suposição de que oficiais de segurança, que vestiam vermelho, morreriam mais por se colocarem em perigo. Mas demorou para isso acontecer na série original. Dos 15 “descartáveis” da 1a temporada, apenas 4 usavam vermelho.

 

Além disso, personagens icônicos como Scotty e Uhura também vestiam vermelho e sobreviviam. As mulheres de vermelho quase nunca morriam. Star Trek sempre reagiu à piada, humanizando as baixas e invertendo as cores nos uniformes depois.

Mesmo episódios como “Lower Decks” da série clássica, que focava nos coadjuvantes, tratavam os “camisas vermelhas” com respeito. A série de animação Lower Decks finalmente fez deles os heróis.

A premissa nunca foi tão instantânea quanto parecia. Scotty teve papel importante em reverter o estigma. O mito dos “camisas vermelhas” é exagerado, mas virou parte essencial da cultura de Star Trek.

Publicidade
Publicidade