Como era de se esperar, apesar do modus operandi da Disney/Lucasfilm em tentar convencer que suas produções de Star Wars estão sendo grandes sucessos, novos dados da Nielsen comprovam que a problemática Star Wars: The Acolyte já está sendo um fracasso.
Para quem não sabe a Nielsen é uma empresa de medição de dados e análises de audiência fornecendo esses dados em escala mundial.
Hoje a Nielsen é considerada a maior e mais conviável fonte de dados e análises, ainda mais por operar de forma independente e fazer a medição de forma transparente, pois as análises são feitas de acordo com os minutos assistidos e não pelo número de visualizações como a Disney sempre faz pra tentar mostrar o “sucesso” das produções da Lucasfilm no Disney+.
Agora assim como foi com X-Men ’97 do qual a Nielsen ao longo das últimas semanas mostrou a audiência pífia do revival, a empresa agora publicou os dados de 3 de Junho à 9 de Junho, semana que Star Wars: The Acolyte lançou seus dois primeiros episódios no Disney+.
A segunda pior audiência de Star Wars no Disney+
A Nielsen informou que o programa só acumulou 488 milhões de minutos assistidos na estreia de dois episódios no início de junho, o que da uma média de 244, ficando apenas em 7º lugar na lista de programas Originais lançados nos streamings.
Comparando com outras produções da Lucasfilm, The Acolyte está tendo (por enquanto) a SEGUNDA PIOR audiência geral de uma produção Star Wars no Disney+. Isso corrobora algo que sempre enfatizo para a dona Disney: número de visualizações em programas de streamings jamais será algo pra mostrar se a série é sucesso ou não.
Só não está pior que Andor, que ainda sustenta a pior audiência geral de uma produção Star Wars na plataforma de streaming da casa do rato.
Entrando em detalhes nas comparações, começamos com Ahsoka que aliás, The Acolyte custou mais caro que Ahsoka (US$ 187 milhões contra US$ 100 milhões).
A estreia de dois episódios de Ahsoka em 22 de agosto de 2023 foi assistida por 829 minutos (milhões), o que dá uma média de 414,5 por episódio. Uma queda de quase 50%.
Essa queda de quase 50% também vale se comparar a conturbada terceira temporada de The Mandalorian, que chegou ao Disney+ em 1º de março de 2023. A Nielsen relatou que a estreia no primeiro episódio rendeu 823 milhões de minutos assistidos.
Aqui a lista da média de audiência geral das produções de Star Wars no Disney+ de acordo com a Nielsen.
- The Mandalorian Season 2 – 1032
- The Mandalorian Season 3 – 823
- Obi-Wan Kenobi : 513
- Ahsoka – 414,5
- Book of Boba Fett – 389
- The Acolyte – 244
- Andor – 208
Sim, The Acolyte conseguiu a proeza de “superar” o decepcionante Book of Boba Fett quanto à audiência ruim.
Isso comprova ainda mais que os fãs em geral de Star Wars, até mesmo muitos que defendiam com unhas e dentes o Star Wars da Disney estão abandonando a franquia e isso pode ter se agravado após o péssimo episódio 3 e os seguintes de The Acolyte.
O episódio recente, o sétimo, então. Vixe, que episódio HORROROSO, ainda pior que o fatídico episódio do “o poder de uma, o poder de duas, o poder de muitas”.
Deixe seu comentário sobre mais um fracasso pra lista da Lucasfilm.