Introdução à Bioware
Mesmo com o sucesso moderado de seus lançamentos recentes, como Dragon Age: The Veilguard, a Bioware ainda está longe de recrear as joias de sua era de ouro. Desde que foi adquirida pela EA em 2007, a desenvolvedora teve mais erros do que acertos, com novos lançamentos que falharam em recapturar o charme dos originais, alienando muitos jogadores ao longo do caminho. No entanto, a Bioware ainda é sinônimo de alguns dos melhores RPGs da América do Norte, incluindo clássicos sagrados como Baldur’s Gate.
Desde os melhores jogos de combate, como Star Wars: Knights of the Old Republic, até aventuras interestelares atemporais, como Mass Effect, aqui está uma visão geral dos 10 jogos que colocaram a Bioware no mapa. “Um soldado renegado lidera uma força incontrolável pela galáxia, e apenas você pode pará-lo.” Essa é a fala memorável que apresentou Mass Effect aos jogadores e ainda soa fresca quase duas décadas depois. Composto por Jack Wall, o jogo permite que os jogadores assumam o papel do Comandante Sheppard e impeçam que os Reapers destruam a civilização. Embora não tivesse as melhores mecânicas e visuais, a construção de personagens e a curva de aprendizado suave do jogo são incomparáveis.
Outros jogos notáveis incluem Neverwinter Nights, que introduziu um dos conjuntos de ferramentas mais avançados do gênero, com visuais e ritmo incomparáveis. O jogo permitia que os jogadores criassem suas próprias aventuras em modos single e multiplayer com ferramentas que estavam muito à frente do seu tempo. Sequências de interação simples do jogador, como celebração e personalização, também tornaram o jogo atraente para jogadores ávidos, levando à sua fama duradoura.
Os Melhores Jogos da Bioware
O Jade Empire é outro mestre do RPG que ganhou status lendário principalmente devido à sua mistura perfeita de cultura leste-asiática em um mundo de jogo esteticamente atraente. No jogo, os jogadores assumem a identidade do Monge Espírito e realizam missões para salvar o líder sequestrado da ordem e derrotar seus inimigos. Embora o jogo pudesse ter utilizado um melhor ritmo, a criatividade estava à frente do seu tempo.
Dragon Age: Inquisition é um dos poucos sucessos que a Bioware teve desde a aquisição pela EA. O jogo apresenta uma das melhores construções de mundo de qualquer jogo de RPG da década de 2010. No jogo, os jogadores continuam a missão do Inquisidor, um guerreiro encarregado de trazer civilidade de volta a Thedas e fechar uma lacuna que permite que demônios e monstros passem. Ele envelheceu bem, com uma adição bem recebida de recursos de mundo aberto, ritmo e profundidade de história que ainda impressiona os jogadores.
Outros jogos notáveis incluem Baldur’s Gate, que é o jogo que colocou a Bioware no mapa após revitalizar os RPGs, colocando o gênero de volta em evidência. No jogo, os jogadores combatem vários inimigos enquanto constroem uma equipe ao longo da costa para realizar mais missões. Apesar da simplicidade dos visuais, o jogo tinha uma histórias sólida com um mundo de jogo bem construído que transformou a Costa da Espada em uma das características mais icônicas dos RPGs. Quase três décadas depois, mesmo como um jogo gratuito, Baldur’s Gate permanece como um dos melhores jogos clássicos de todos os tempos.
Star Wars: Knights of the Old Republic é o melhor dos grandes quando se trata de jogos de Star Wars. O jogo permite que os jogadores se juntem como um Jedi armado com uma lightsaber para perseguir um senhor Sith vingativo, Malak, para impedi-lo e seu exército de destruir a República Galáctica. A construção do mundo de KOTOR foi uma aula de mestre, com várias missões únicas projetadas que os jogadores simplesmente não podem ter o suficiente. Uma remasterização do jogo está em andamento há anos, embora a versão original permaneça um clássico jogável.