Ícone do site Se Liga Nerd

URGENTE: Cerimônia do Oscar 2025 corre o risco de ser adiada?

Oscar

Academia atualiza situação da festa cinematográfica

Confira o mais recente boletim da Academia sobre a premiação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood voltou a se pronunciar sobre o rastro de destruição e morte que os incêndios ainda provocam na Califórnia, chegando a abranger as dimensões da cidade de São Francisco. Ou seja: 121 quilômetros quadrados que, no caso, abrigam cerca de 900 mil habitantes.

Após adiar de sexta-feira (17) para domingo (19), os organizadores do Oscar moveram para quinta-feira (23) o anúncio da lista final de nomeados para a cerimônia de número 92 da maior festa do cinema.

Apesar da alteração – justificada pelas perdas humanas e materiais – ainda não há sinal de que a data da premiação (2 de março) seja alterada. As chances disso acontecer, aliás, são bastante raras. Isso porque o Oscar só foi adiado 3 vezes desde sua primeira edição em 1929.

Com o tempo extra, os membros da Academia poderão ter mais tempo para escolher os classificados para a reta final. O novo prazo para apresentar os votos é dia 17 de janeiro, às 17h (22 horas em Brasília).

 

Confira um trecho do comunicado oficial:

 

“Estamos todos devastados pelo impacto dos incêndios e pelas perdas profundas sofridas por tantos em nossa comunidade. A Academia sempre foi uma força unificadora dentro da indústria cinematográfica, e estamos comprometidos em permanecer unidos diante das dificuldades (…) Devido aos incêndios ainda ativos na área de Los Angeles, sentimos que é necessário estender nosso período de votação e mudar a data do anúncio de nossas indicações para permitir tempo adicional para nossos membros”.

 

Oscar: as únicas – e raras – vezes em que a festa foi adiada

A primeira vez que a cerimônia do Oscar aconteceu foi em 1938 – e por questões climáticas inversas às que a Califórnia tem enfrentado desde o início do ano. Na ocasião, a 10ª edição do evento passou de 3 de março para 10 de março, nas dependências do Baltimore Hotel, em Los Angeles. Na ocasião, a produção eleita como a melhor de 1937 foi A Vida de Emile Zola. O drama, embora sugira que irá abordar a vida do autor, o roteiro foca na história do capitão Alfred Dreyfus – injustamente acusado de traição dentro do exército francês.

 

Já o segundo revés sofrido pela festa do Oscar ocorreu em 1968. A decisão de adiar a premiação foi divulgada após o assassinato do pastor bastista e ativista politico Martin Luther King Jr. em 4 de abril de 1968. Com o luto nacional decretado nos Estados Unidos, a 40ª edição do Oscar passou de 8 de abril para 10 de abril daquele mesmo ano. O vencedor do prêmio de Melhor Filme foi No Calor da Noite, que trouxe Sidney Poitier como investigador de um caso de assassinato no estado do Mississipi.

 

Por fim, a 53ª edição do Oscar sofreu um adiamento de apenas 24 horas após o então presidente Ronald Reagan virar alvo do terrorista John Hinckley Jr, que disparou contra o republicano. Ainda assim, a cerimônia passou de 30 de março de 1981 para o dia seguinte. 

Em tempo: o melhor filme eleito pela Academia foi Gente como a Gente, dirigido por Robert Redford. O roteiro traz uma história, no mínimo, melancólica: a transformação de uma família após um acidente.

Sair da versão mobile