O ator Patrick Stewart revelou em sua autobiografia que não tinha nem ideia de quem era o Professor X quando foi convidado para interpretá-lo no primeiro filme dos X-Men, em 2000.
Ator pensou se tratar de outra pessoa
Quando a produtora Lauren Shuler Donner falou com Stewart sobre viver o Professor X, ele imaginou se tratar de outra pessoa: “Quem diabos é esse, Lauren?”. Mesmo após explicarem que era o líder dos X-Men, ele continuou sem entender.
Produtora explicou os detalhes do personagem
Donner então explicou que Xavier era um poderoso mutante paraplégico e telepata, que liderava os X-Men em uma luta contra o preconceito. Ele era uma criação de Stan Lee e Jack Kirby para os quadrinhos da Marvel.
Ator inicialmente recusou o papel
Inicialmente, Stewart recusou o papel por achar o personagem muito parecido com seu Capitão Picard de Jornada nas Estrelas. O diretor Bryan Singer o convenceu de que não havia semelhanças significativas entre os dois.
Stewart viveu Xavier em 7 filmes
O ator acabou vivendo o Professor X em 7 filmes dos X-Men entre 2000 e 2017, tanto na timeline original quanto em realidades alternativas. Ele inclusive reprisou o papel no recente Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Professor X deve retornar no MCU
Embora não confirmado, espera-se que Stewart volte como uma variante do Professor X em Deadpool 3. O ator deixou no ar que existem planos para Xavier e o Magneto de Ian McKellen no MCU.