“Pinocchio: Carved from Darkness” Promete uma Jornada Cinematográfica Aterrorizante
O boneco mais amado de todos, Pinocchio, está ganhando mais um tratamento de filme de terror, desta vez com “Pinocchio: Carved from Darkness”, que está sendo lançado no Mercado de Filmes de Cannes esta semana. Criado originalmente pelo autor italiano Carlo Collodi em 1881, quando “As Aventuras de Pinocchio” começou como uma obra de ficção serializada na revista “Giornale per i bambini”, o personagem foi posteriormente imortalizado pela Disney em 1940, com o lançamento de seu clássico animado.
De acordo com a Variety, “Pinocchio: Carved from Darkness” será dirigido por Joona Tena (Superfurball) e produzido pela Oceana Studios, a mesma empresa por trás de sucessos como “Terrifier 2”, “Monstrous” e “Lamborghini: The Man Behind the Legend”. A premissa verá o amado boneco esculpido a partir de um bloco de madeira amaldiçoada, transformando-o em um assassino vingativo.
A sinopse completa revela: “Esta versão sombria do clássico conto de Carlo Collodi, de 1883, mostra o entalhador Geppetto esculpindo um boneco que se assemelha a seu filho recentemente falecido, a partir de um bloco de madeira descartado em uma cena de crime e amaldiçoado por Agatha, a sacerdotisa de um culto das trevas. Enquanto Pinocchio se transforma em um assassino vingativo, um adolescente chamado Charlie e sua mãe Nancy chegam à cidade em busca de um recomeço. Enquanto isso, uma detetive chamada Georgina começa a investigar os crimes de Agatha. Os personagens se entrelaçam com algumas consequências trágicas.”
O elenco de “Pinocchio: Carved from Darkness” conta com alguns nomes de peso, como Peter Stormare (Constantine, John Wick: Chapter 2) no papel de Geppetto, Vicki Berlin (Triangle of Sadness) interpretando a mãe semi-alcoólatra de Charlie, Nancy, e Daniel Nuta (Watcher) como Ronnie, um gângster local que se envolve com o círculo de amigos do ensino médio de Charlie. As filmagens devem começar no início de 2025, com o filme mirando um lançamento no verão.
Danny Sawaf, CEO da Oceana Studios, afirma que este novo filme será “surreal” e combinará elementos de live-action e CGI, prometendo que o público ficará “fascinado” com a experiência. Já o diretor Joona Tena diz que seu filme de terror será “com poesia e empatia”, chamando-o de uma “jornada cinematográfica cativante” que lida com temas como luto e laços familiares rompidos.
Resta saber se “Pinocchio: Carved from Darkness” encontrará sucesso em meio a uma infinidade de personagens de domínio público sendo transformados em filmes de terror. No entanto, com o histórico da Oceana, há uma boa chance de que o filme encontre seu público.
Embora a premissa de um Pinocchio assassino seja intrigante, é impossível não notar a tendência crescente de Hollywood de transformar clássicos amados em filmes de terror, muitas vezes sacrificando a essência dos personagens em nome do choque e da agenda “woke”. Será que chegou a hora de deixar essas histórias em paz e buscar ideias originais? Ou será que essa onda de reimaginações sombrias é exatamente o que o público anseia? Só o tempo dirá.