PlayStation 5 atinge marco de 40 milhões de unidades vendidas

Compartilhe:

A Sony anunciou na quinta-feira que o PlayStation 5 alcançou um marco extraordinário, ultrapassando a marca de 40 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento em novembro de 2020 até 16 de julho de 2023. O console da nona geração continua a ganhar impulso de vendas, superando os desafios da pandemia de Covid-19 que afetaram a produção e a distribuição nos primeiros anos.

Conquistando vendas apesar dos desafios da pandemia

Em meio à turbulência causada pela pandemia de Covid-19, a Sony enfrentou dificuldades na fabricação e no abastecimento do PlayStation 5. O cenário global complicado demandou esforços significativos dos times e parceiros para garantir que o lançamento do console ocorresse conforme planejado. Embora a demanda reprimida tenha sido um obstáculo nos primeiros meses, a Sony agradeceu à comunidade de jogadores por sua paciência e apoio durante esse período desafiador.

Superação dos desafios da pandemia

Em comunicado oficial, a Sony anunciou que os principais desafios impostos pela pandemia finalmente foram superados. Com o suprimento do PS5 normalizado, a demanda reprimida está sendo atendida, permitindo que mais jogadores tenham acesso ao tão cobiçado console de nova geração.

“Nós lançamos o PlayStation 5 em novembro de 2020 e o mundo estava em um momento estranho e bem diferente de quando fizemos o anúncio do console em 2019. Apesar dos desafios sem precedentes enfrentados durante a pandemia de COVID-19, nossos times e parceiros trabalharam cuidadosamente para entregar o PS5 no prazo. Nós continuamos a enfrentar adversidades com a pandemia e levou alguns meses para que os suprimentos se normalizassem e conseguíssemos normalizar o estoque para atender a demanda. Por mais meses do que gostaríamos de lembrar, continuamos agradecendo à nossa comunidade por sua paciência enquanto trabalhávamos nesta questão. Mas agora o suprimento do PS5 está bem abastecido e estamos vendo essa demanda reprimida finalmente sendo atendida.”

O ritmo ascendente de vendas

Segundo o analista de mercado Daniel Ahmad, o PlayStation 5 vendeu mais de 10 milhões de unidades somente em 2023 até o momento. Essa impressionante marca coloca o console de nova geração em um ritmo de vendas similar ao de seu antecessor, o PlayStation 4, que registrou a venda de 117 milhões de unidades até o presente momento.

“Para referência, o PlayStation 4 levou 30 meses e 6 dias para vender 40 milhões de unidades, enquanto o PlayStation 5 precisou de 32 meses e 15 dias”, destacou Ahmad. Levando em conta o impacto significativo da pandemia na produção do PS5, é notável que o console esteja se aproximando do desempenho do PS4 no mesmo período.

Perspectivas para o futuro

Com os problemas de produção superados e a demanda reprimida sendo atendida, a Sony espera continuar a trajetória ascendente de vendas do PlayStation 5. O sucesso do console pode estar começando, mas o tempo dirá se tal progresso se manterá. Críticos e fãs da marca ainda tem possuem inúmeras reclamações, desde a quantidade de jogos disponíveis até desempenho do console. E você? Acha que o PS5 superará recordes?

Publicidade
Publicidade