Naoki Urasawa é uma lenda dentro do mundo dos mangás por títulos como Monster e 20th Century Boys! E um dos seus trabalhos mais curiosos se trata de uma homenagem reimaginando o arco “O Robô Mais Forte do Mundo“ do título Astro Boy, do pai dos mangás, Osamu Tezuka.
A versão original é simplória em sua execução, pois se trata de um título infantil. Então nasce Pluto, que faz um excelente trabalho reimaginando o arco, expandindo o enredo e aprofundando os personagens em uma trama investigativa que aborda temas existenciais como identidade e humanidade!
Assim como outras obras de Urasawa, Pluto é uma obra-prima e logo uma adaptação seria anunciada e é curioso ver o hiato de informações desta produção que já havia sido revelada há bastante tempo e que agora é lançada no catálogo da Netflix em 8 episódios.
Na trama, acompanhamos o robô detetive Gesicht, que fica responsável por investigar uma série de assassinatos misteriosos onde a assinatura do criminoso se faz evidente em um par de itens que simulam chifres no local dos crimes. Logo, uma hipótese de que o assassino está atrás dos robôs mais fortes da Terra surge e Gesicht parte para desvendar o mistério e as motivações do assassino.
Em quesitos técnicos, Pluto é um deleite! O estúdio M2 foi certeiro em ser fiel ao material original em uma animação primorosa com sábio uso de CGI. A trilha sonora evoca uma nostalgia que remete aos animes clássicos dos anos 80, casando perfeitamente com a proposta.
A dublagem brasileira ficou excelente excerto pela voz do Atom onde escolheram um ator mirim que não conseguiu entregar a plenitude que o personagem necessitava.
Outro fator interessante é a duração dos episódios que possuem mais de 40 minutos de duração, algo incomum dentro do mundo dos animes.
Com certeza, Pluto é um dos melhores animes do ano e vale a pena ser conferido!
E você, já assistiu a Pluto? O que achou da série? Você se emocionou com a história dos robôs? Deixe sua opinião nos comentários!
O mangá Pluto foi lançado no Brasil pela Panini em 8 Volumes e a animação está presente no catálogo da Netflix!