Polêmica em torno da classificação etária de ‘Batman vs Superman’ revelada por Zack Snyder

Compartilhe:

Em uma interessante encruzilhada entre o conceito de respeitar o cânone cultural estabelecido e o amor de Hollywood por passar por cima de seus materiais de origem, o ex-arquiteto do DCEU, Zack Snyder, revelou que seu filme ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’ enfrentou uma batalha árdua contra a Associação Americana de Filmes (MPA) porque o conselho de classificação etária da organização não gostou da ideia dos dois heróis entrando em confronto.

Snyder Revela Controvérsia em Podcast

Durante uma aparição no episódio 2114 do podcast The Joe Rogan Experience, Snyder lembrou da estranha disputa com a MPA. Após confirmar que existe um corte com classificação R de seu recente filme Rebel Moon, da Netflix, previsto para lançamento neste verão, o diretor foi questionado por Rogan sobre quais seriam exatamente os critérios da MPA para cada classificação.

“Ninguém entende as classificações”, admitiu Snyder. “É uma alquimia impossível de saber. É tudo subjetivo e bizarro – e também relacionado ao gênero! Por exemplo, o conselho de classificação pode dizer algo como ‘Bem, este é um filme de ficção científica, então [este conteúdo] é demais. Se fosse um filme de terror, estaria bem, mas como é ficção científica, não está’.”

MPA Não Gostou da Ideia de Batman Lutando Contra Superman

Essa explicação despertou uma memória em Snyder, que então recordou: “Esse foi o problema todo com Batman vs Superman! Lembro que o conselho de classificação disse ‘Nós simplesmente não gostamos da ideia de Batman lutando contra Superman’.”

“Eu falei, ‘Isso não tem nada a ver com a classificação etária!'”, exclamou ele. “Eles ficavam retornando com uma classificação R para nós, e perguntávamos ‘O que vocês querem que a gente corte?’ E eles respondiam ‘Bem, nós simplesmente não gostamos da ideia de Batman lutando contra Superman’ e eu dizia ‘Não posso tirar isso! Esse é o filme!’ Então realmente tivemos que aparar.”

Corte do Diretor é “Muito Melhor”, Diz Snyder

Quando Rogan perguntou se a opinião do conselho afetou a versão final do filme, Snyder afirmou com ironia: “Quero dizer, se você assistir ao corte do diretor de Batman vs Superman, é muito melhor. Na minha opinião, é um filme muito melhor.”

Diante da observação de Rogan de que os sentimentos de Snyder em relação ao seu corte de BvS eram fortemente baseados no fato de que tal corte era “representativo do que você realmente queria criar”, o diretor concluiu concordando: “E acho que isso vale para todos os cortes de diretor que fiz. É apenas um vislumbre do ‘porquê’. Você consegue ver melhor o ‘porquê’ do filme, o ‘porquê’ de sua origem.”

Próximos Projetos de Snyder

Atualmente, o próximo filme de Snyder, Rebel Moon: Part 2 – The Scargiver, está previsto para chegar em 19 de abril de 2024. Enquanto isso, os cortes com classificação R de ambas as partes de Rebel Moon ainda não receberam uma data oficial de lançamento.

 

Diretor de filme gay “Vermelho, Branco e Sangue Azul” questiona classificação etária do filme

Publicidade
Publicidade