Site pertencente ao júri da premiação discordou e revelou que devs mandaram email implorando por indicação.
Por Gui Santos
The Game Awards anunciou seus indicados às premiações, principalmente ao Jogo do Ano (GOTY) na Segunda passada.
A indicação que mais está dando o que falar é de Balatro, um jogo indie de cartas que está concorrendo ao GOTY.
E pra colocar ainda mais lenha na fogueira tivemos a revelação de como Balatro conseguiu essa indicação.
Vendendo seu peixe ou faltou confiança?
O jornalista Lorenzo Mancosu do portal Multiplayer.it, site este que faz parte do júri da premiação comentou sobre a indicação de Balatro ao GOTY.
Mancosu não teve papas na língua em discordar de Balatro estar entre os indicados como também revelou que LocalThunk, que desenvolveu sozinho o jogo implorou para que o jogo estivesse lá.
“Não concordo nem um pouco! Eu acho que foi uma nomeação patética. Você sabe por que foi nomeado? Porque o autor de Balatro enviou um e-mail a todos os jurados da TGA dizendo: ‘Por favor, realizem meu sonho de nomear meu jogo‘. É verdade, eu recebi o e-mail.”
Como dizem popularmente, “vender seu peixe” é algo comum. Você quer que seu produto tenha destaque.
Vale ressaltar que Mancosu apenas deu sua opinião sobre isso, porém isso pode ter mostrado que ele e outros do júri não concordaram com essa indicação.
Quando fui mais à fundo sobre essa questão, vi que a maneira que o desenvolvedor de Balatro pediu, melhor dizendo, implorou para seu jogo estar no GOTY foi no mínimo bizarra.
Pois Balatro teve um grande destaque ao longo de 2024, tanto que participou de outras premiações como o Golden Joystick Awards, ganhando vários prêmios inclusive.
Sem falar de uma declaração recente do próprio LocalThunk dizendo que Balatro estar entre os indicados “representa os indies de forma geral”.
Sendo que já tivemos jogos indie concorrendo ao GOTY como foram os casos de Inside (2016), Celeste (2018), Hades (2020) e Stray (2022).
Curioso é que essa “cota indie” como chamam tem ocorrido de 2 em 2 anos no The Game Awards.
Agora particularmente falando, Balatro é um bom e divertido jogo. Porém não tanto para ser indicado ao GOTY. Se fosse para um indie estar aí, eu colocaria The Plucky Squire.
Mas e você caro leitor, concorda ou não com a indicação de Balatro? Deixe seu comentário.