A Ascensão de Johnny Cage
Onde antes ele citava o desconforto com a potencial ótica de “salvador branco” da possível aparição de Johnny Cage no primeiro filme, o produtor de Mortal Kombat II, Todd Garner, agora diz que o lutador favorito dos fãs foi relegado à sequência porque a equipe de produção não tinha certeza de como seu personagem seria recebido pelo público.
Falando à IGN na divulgação do primeiro trailer da sequência, Garner relembrou como a ausência de Cage em Mortal Kombat de 2021 decorreu de uma incerteza geral sobre se “o público em geral aceitaria um ator arrogante como protagonista do primeiro filme, ou [achariam] estranho que fosse esse ator arrogante neste filme basicamente de artes marciais?”
Ou, como ele colocou de forma mais sucinta: “Parecia estranho?”
“Para as pessoas que não conheciam o jogo e não conheciam a franquia, seria como, ‘Espere, você tem esses caras com esses superpoderes que estão fazendo artes marciais incríveis e esse ator arrogante dos anos noventa? O que é isso?'”, explicou o produtor. “Parecia que estava tudo fora do lugar. Então Liu [Kang] foi usado no primeiro filme como o sábio, o professor, o sensato, que ele é, e sabíamos que tínhamos que chegar a Johnny Cage porque ele tem uma grande presença na franquia.”
A Verdadeira História?
Como observado acima, embora não seja completamente contraditório ao fato, a última lembrança de Garner notavelmente não menciona sua afirmação anterior de que a retirada de Cage da lista de Mortal Kombat foi parcialmente baseada no desejo de evitar que o filme terminasse com ‘um cara branco salvando o dia’.
“Eu sinto que se eu estivesse fazendo um filme com um elenco diverso, seria estranho ter um ator branco, literalmente Johnny Cage, sendo o herói da história”, disse Garner à Inverse durante uma entrevista em 2024 sobre a decisão de centrar o primeiro filme no personagem original Cole Young em vez de Cage, observando adicionalmente que essas discussões supostamente ocorreram “muito antes do Black Lives Matter.”
No entanto, independentemente de quais partes da história de Garner são verdadeiras, Cage fará sua estreia no reboot da franquia Mortal Kombat na próxima sequência, onde será interpretado pela estrela de Dredd, Karl Urban.
“Para mim, o desafio, na verdade, era aterrar o personagem na realidade e dar a ele uma história de fundo”, disse o ator à IGN. “E minha pesquisa, além de absorver tudo o que pude sobre Mortal Kombat e o que havia sido feito com Johnny Cage anteriormente e o que havia sido feito com ele nos jogos, foi então realmente formular uma história de fundo.
“Parte da minha pesquisa foi ir a vários torneios de karatê e observar crianças crescendo e simplesmente me absorver na cultura e imaginar o jovem Johnny antes de ser arrancado disso para o estrelato no cinema, como era isso. E eu achei essa experiência maravilhosa e fascinante e uma verdadeira revelação.
“Os fãs de Johnny Cage ficarão super encantados com os movimentos característicos e todos os acenos e elementos que trabalhamos tanto para infundir no filme.”