Por Claudio Dirani
Curiosidades e segredos clone “imperfeito” do Homem de Aço
Nos últimos 7 dias, o assunto mais procurado no Google aparentemente só poderá ser silenciado com uma bela dose da temida kriptonita. Sim. Estamos falando de Superman de James Gunn, que dominou todas as mídias deste planeta – e além. Dito isso, site nerdola que se preze não poderia passar ileso…e não passou!
Pegando carona no vácuo do cãozinho alienígena Krypto ao resgatar o Homem de Aço da neve, o Se Liga Nerd preparou um Recap especial de um personagem que ainda não apareceu na telona, mas que há décadas faz sucesso nas HQs e animações da DC.
Estamos falando do vilão Bizarro, o clone imperfeito de nosso herói, cotado como uma das surpresas do filme, marcado para 11 de julho de 2025.
A presença de Bizarro em Superman chegou a ser cogitada (e vagamente desmentida) em um dos primeiros grandes vazamentos reportados aqui mesmo pelo Se Liga Nerd no final de junho.
Sem mais delongas, vamos ao Recap do sinistro ser, em mais um episódio de nossa cobertura maciça do longa mais esperado de 2025!
-
Bizarro em Superman
Em 28 de junho, o perfil Rejected Scooper apresentou um dos spoilers mais excitantes sobre o roteiro de Superman. De acordo com a postagem, Bizarro seria um dos principais vilões da trama, aparecendo após a degeneração de outro clone – o Ultraman –, dando espaço para o Bizarro no decorrer dos eventos.
Nota importante: este desenrolar de acontecimentos, ainda é um RUMOR – principalmente, no caso de Bizarro.
-
A 1ª aparição na DC
Embora a franquia Superman (por razões justificáveis) tenha Lex Luthor quase sempre como o principal antagonista de Kal-Lel, Bizarro é um supervilão que está presente no cânone do herói há quase 70 anos. Sua primeira aparição foi na HQ Superboy nº 68, lançada em agosto de 1958, pelas mentes criativas de Otto Binder e George Papp.
-
O surgimento sinistro nas tirinhas de jornal
O surgimento do vilão foi algo errr… bizarro. Seu primeiro confronto foi contra a versão teen de Clark Kent. Como o monstro de Frankenstein, o personagem absorveu os poderes do jovem herói. Seu impacto, entretanto, não foi o suficiente para mantê-lo no arco do Superboy. Com isso, a versão mais aceitável de Bizarro ganharia corpo nas tirinhas do Superman, distribuídas entre agosto e dezembro de 1958 com o título: A Batalha com Bizarro, assinada por Alvin Schwartz. Schwartz, aliás, acredita ter sido o “real” idealizador do personagem, e não a dupla Binde e Papp. A disputa continua até os dias atuais.
-
Poderes invertidos
Seguindo o lore original de Bizarro, a criatura-clone é fruto da criação de Lex Luthor e do cientista Dr. Teng, por meio do raio duplicador. Só que a essência do monstro revelou ser exatamente oposta à do Homem de Aço. A prova de que sua criatura é, digamos, defeituosa, é destacada nos poderes invertidos do Superman. Entre eles, visão e sopro com efeitos congelantes.
Mais adiante, Bizarro ganharia o poder de duplicar criaturas quando exposto à luz do sol azul, além de outras capacidades sobrenaturais. Entre elas, ao contrário do Superman, Bizarro ganha força ao consumir kriptonita. A capacidade, aliás, o transforma em um viciado na matéria básica do planeta-natal de Kal-Lel.
-
Lois Lane e Bizarro?
Nos primórdios do personagem, Bizarro chegou a ser rejeitado por Lois Lane, após o clone criado por Lex Luthor tentar convencer a jornalista a abandonar Superman. Uma outra versão mais contemporânea do vilão, entretanto, foi além.
Em 2007, o terceiro Bizarro surge nas páginas de Action Comics 855 como um imperador no Mundo Bizarro, após ser afetado pela radiação do Sol Azul. No planetóide, Bizarro descobre o poder de criar seres à sua imagem e semelhança. Entre elas, uma versão distorcida da “amada” Lois Lane.
-
Participação no sequestro de Jonathan Kent
E por falar em Action Comics 855, a revista traz um plot interessantíssimo – e que poderia servir no futuro como base de uma continuação no DCU
.
Na história de abertura – Fuga do Mundo Bizarro: Parte I – Bizarro invade a casa dos Kents e sequestra Jonathan Kent. Martha alerta o filho Superman, que segue rumo à Fortaleza da Solidão para consultar Jor-El. Superman, então, diz a ele que acredita que Bizarro levou Jonathan para um sistema estelar solar azul.
Em seguida, somos apresentados a uma versão alternativa da Terra em forma de cubo, onde a cidade de Metrópolis está completamente desfigurada e sombria.
-
James Gunn e a inspiração nas páginas de All-Star Superman
Durante as inúmeras entrevistas concedidas após divulgar o primeiro teaser-trailer de Superman, James Gunn revelou que uma das HQs que serviram como inspiração para o roteiro de seu filme foi a série Grandes Astros: Superman (All-Star Superman), assinada por Grant Morrison Frank Quitely.
Embora não tenha sido uma figura dominante nas páginas dos quadrinhos publicados entre 2005 e 2008, Bizarro aparece nos volumes 7 e 8 da publicação, respectivamente nas histórias (em título original) Being Bizarro e Us Do Opposite. Nesta última, Superman percebe que Bizarro não fala de trás para a frente, como os demais habitantes do Mundo Bizarro.
-
Presença em Superman – A Série Animada
A segunda temporada de Superman – A Série Animada, exibida em setembro de 1997, traz um dos principais confrontos do Homem de Aço com o vilão-clone: a saga Crise de Identidade. Os episódios também passaram no Brasil nos canais SBT e Record e hoje estão na plataforma de streaming Max.
-
Nas séries de TV
O 22º episódio da 6ª temporada de Smallville nos trouxe uma visão diferente de Bizarro. Ela aparece quando o jovem Clark toma lições sobre Zona Fantasma, uma região usada para aprisionar criminosos e inimigos de Krypton. Entre eles está Bizarro, a cópia imperfeita do Superman.
O vilão também marca presença no 1º episódio da segunda temporada da série Superman & Lois, disponível na plataforma Max. Interpretado por Tyler Hoechlin, Bizarro tem uma aparência bem semelhante à sua versão dos quadrinhos, com a pele destruída pelo vício em kriptonita.