Revelado significado polêmico do final de “Indiana Jones 5” e passagem de bastão

Compartilhe:

O diretor James Mangold falou sobre o controverso final de “Indiana Jones e a Chamada do Destino” e as alternativas que foram cogitadas antes dele assumir a franquia. O desfecho mostra a protagonista Helena assumindo o lugar de Indiana Jones, o que gerou críticas.

Múltiplos finais foram considerados inicialmente

Em entrevista recente, Mangold contou que quando foi convidado para dirigir o quinto filme, já existiam alguns rascunhos de roteiro com finais diferentes, mas que acabavam sendo apenas variações do desfecho do primeiro longa.

“Parecia que eu estava apenas assistindo uma refilmagem do primeiro filme, com mais aparições e fantasmas. Eu senti que precisávamos de algo mais ousado e chocante, que também afetasse o próprio Indy”, disse o cineasta.

Diretor buscou inovar e fugir do óbvio

De acordo com Mangold, ele queria recapturar o espírito das aventuras anteriores da franquia, explorando um novo aspecto da história e metafísica, sem apenas repetir o passado.

“Não queria fazer o típico ‘é uma Estrela da Morte de novo?'”, comparou, em referência à franquia Star Wars.

Final polêmico reflete jornada pessoal do herói

O diretor explicou que o controverso final de “Chamada do Destino” foi pensado como um espelho da jornada pessoal de Indiana Jones como um herói já idoso vivendo mais uma grande aventura.

Inicialmente, o clímax seria na Alemanha Nazista, mas o cineasta sentiu que isso seria previsível demais. O desfecho acabou remetendo Jones à antiga Siracusa, em 212 A.C, onde ele decide ficar no passado.

Helena assume papel de Indiana Jones

O que mais gerou críticas foi o fato da protagonista Helena assumir o icônico chapéu e chicote de Indiana Jones no final, essentially assumindo seu legado. Para muitos, isso soou como uma imposição forçada de empoderamento feminino.

“Mais um caso de lacração sem noção, colocando uma mulher no lugar do herói masculino apenas por uma agenda política”, criticou um usuário no Twitter.

Franquia permanece aberta a novas produções

A conclusão da trama foi criticada por parte dos fãs, que argumentaram que o personagem não precisava de mais uma continuação. Porém, a franquia permanece em aberto para possíveis reinicializações, spinoffs e novas sequências, para alegria ouconsternação dos nostálgicos.

 

Tom Holland revela desejo de passar o bastão do Homem-Aranha

Publicidade
Publicidade