O novo trailer do filme Superman dirigido por James Gunn revelou os misteriosos robôs que habitam a Fortaleza da Solidão, a base secreta do Homem de Aço. Nas imagens, vemos essas máquinas ajudando a salvar a vida do Superman em um momento crítico, segurando-o enquanto ele se contorce de dor. Embora possa parecer uma adição estranha para quem não conhece os quadrinhos, esses assistentes robóticos fazem parte da mitologia do herói há décadas.
A história dos robôs de Superman remonta a 1949, quando o primeiro assistente robótico do herói apareceu na edição #42 de World’s Finest Comics. Diferentemente dos robôs de design azul e branco vistos no trailer, esse primeiro modelo era, na verdade, uma cópia exata do Superman. Antes de contar com assistentes de aparência mais mecânica, o Homem de Aço mantinha um pequeno exército de duplicatas que ele utilizava quando Clark Kent e Superman precisavam estar no mesmo lugar simultaneamente.
Esses robôs iniciais não apenas se pareciam com Superman, mas também imitavam seus diversos poderes. Embora nenhum fosse tão poderoso quanto o verdadeiro Homem de Aço, ao longo dos anos Superman possuiu dezenas, senão centenas, de robôs que tinham pelo menos vagamente seu nível de força. Isso certamente representava um poderoso elemento dissuasor para vilões com aspirações de dominação mundial.
Da Página para as Telas: O Que os Robôs Significam para o Novo Filme
Um dos assistentes robóticos mais famosos é Kelex, um robô de serviço kryptoniano dourado que apareceu pela primeira vez na minissérie “Man of Steel” de 1986. Originalmente servo de Jor-El (pai do Superman), Kelex foi destruído na explosão de Krypton, mas posteriormente recriado na Terra. Até hoje, ele serve como supervisor da Fortaleza da Solidão, dedicado a ajudar a Casa de El, embora não possua capacidades de combate.
Os robôs específicos vistos no trailer, no entanto, não são os clássicos robôs-Superman, já que não se parecem em nada com ele. Em vez disso, seu design é inspirado no que é amplamente considerada uma das melhores, senão a melhor história em quadrinhos do Superman: “All Star Superman”. Foi nas páginas dessa obra que vimos pela primeira vez esse design para os autômatos robóticos, não como substitutos do Superman, mas como cuidadores da Fortaleza da Solidão.
Na história original, eles são servos e assistentes do Superman, protegendo tecnologias alienígenas perigosas armazenadas na Fortaleza ou realizando pequenas tarefas, como consertar o carro de Lois Lane quando necessário. Eles até lutaram ao lado do Superman na batalha final da HQ, embora tenham se mostrado muito mais fracos que o Homem de Aço e mais fáceis de destruir.
A presença desses robôs no filme indica que a produção de James Gunn está buscando inspiração em partes profundas e importantes do cânone do Superman. Mostra que, pelo menos em algum nível, “All-Star Superman” é uma influência definidora em mais do que apenas nome. Se o filme continuar explorando a rica história do Superman para trazer essas referências, os fãs do herói certamente ficarão muito satisfeitos quando o longa chegar aos cinemas em 11 de julho.
SUPERMAN GANHA NOVO TRAILER COM ROBÔS, KRYPTO E CENAS INÉDITAS