Novos rumores indicam que a Disney estaria orientando a Lucasfilm a encerrar gradualmente a iniciativa editorial “Star Wars: A Alta República”. Lançada em 2021, a saga se passa 200 anos antes dos eventos da trilogia prequel.
De acordo com fontes ouvidas pelo site WDW Pro, a Disney corporate estaria ordenando à editora Lucasfilm Press que descontinuasse A Alta República e reduzisse os lançamentos de romances young adult.
Ainda não está claro se o encerramento será imediato ou se a Fase 3, anunciada neste ano, será a derradeira. Porém, os números mostram o fraco desempenho commercial da saga: a última edição de histórias em quadrinhos teria vendido apenas 60 mil unidades, um resultado pífio para os padrões de Star Wars.
Em apenas dois anos, as vendas de livros de A Alta República sofreram queda de 90% a 95% em relação ao lançamento inicial. A iniciativa tinha o objetivo de trazer uma “era de ouro” para a franquia, mostrando os Cavaleiros Jedi em seu auge.
Porém, a rejeição de parte do público às mudanças implementadas, como a introdução de personagens trans e não binários, parece ter afetado sua popularidade. Resta saber se essa será mesmo a última fase ou se a Disney dará fôlego extra ao projeto.
O rumor indica que a empresa vem promovendo uma gradual reorientação da Lucasfilm, possivelmente de olho em tentar reconquistar os fãs decepcionados com a gestão recente de Star Wars. O futuro dirá se a franquia conseguirá recuperar seu brilho de outrora.