Filme caiu por questões de “representatividade”
Se você acessar seu smartphone e digitar neste preciso momento “qual é a velocidade do Sonic”, o Google irá, de cara, apontar um número, no mínimo, fantástico: 1.079.252.849 km/h.
Pois, acredite. Mesmo com o desempenho de um bólido, o personagem criado em 1991 para estrelar nos games da Sega os agentes da lacração aplicaram uma inimaginável punição ao ouriço desenvolvido pelos japoneses Yuji Naka e Naoto Ohshima.
Por falta de itens incluídos na lista de “representatividades” exigidos pela Academia de Ciência e Artes Cinematográficas de Hollywood, a animação em live action Sonic 3: o Filme (Sony/Paramount Pictures) não fará parte dos finalistas da premiação de Melhor Filme do Oscar 2025, marcada para 2 de março, em Los Angeles.
Entenda o caso contra Sonic 3
O avanço mortal da lacração foi consolidado em fevereiro de 2024, quando passaram a valer o conjunto de regras woke emitidas pela Academia para atender o que está na moda (mas que já foi excluído do livro de muitas empresas gigantes): atender as exigências de diversidade, igualdade e inclusão.
Em suma, para ficar elegível à principal premiação na festa maior do cinema, uma produção cinematográfica precisa atender os seguintes requisitos:
- Ao menos um protagonista ou coadjuvante de destaque deve ser asiático, latino-hispânico, negro, nativo-americano, norte-africano ou nativo havaiano.
⠀
- Cerca de 30% de todo o elenco dos papéis secundários devem pertencer a dois grupos pouco representados. São eles mulheres, raciais (já descritos acima), deficientes e LGBTQ.
- O roteiro deve também dar prioridade a um grupo pouco representado.
⠀
E não fica só na lacrate. Para concorrer, o filme/animação deve estar em cartaz em ao menos uma dessas metrópoles americanas (Los Angeles, Nova York,Miami, Atlanta e Chicago) e não ter sido apresentado em alguma plataforma de streaming.
Apesar de a lista final de concorrentes do Oscar 2025 não ter sido oficializada (está prevista para sair na próxima sexta-feira, 17), o canal MSN já apontou que Sonic 3 está entre os 116 dos 323 filmes que já foram “dropados” da festa. O site destaca: “Não existe qualquer chance de Sonic 3 de competir pelos grandes prêmios. Nem mesmo após a campanha feita por Jim Carey”.
De acordo com o Box Office Mojo, em 20 dias Sonic 3 já faturou mais de US$ 340 bilhões nas bilheterias do Planeta, com críticas extremamente positivas da mídia e do público.