O Império da Lacração Começa a Desmoronar na Indústria de Games
Finalmente uma luz no fim do túnel! Segundo fontes do canal Gothic Therapy no YouTube, a Sony estaria cancelando silenciosamente diversos projetos que contavam com a participação da Sweet Baby Inc, a infame consultoria narrativa conhecida por transformar franquias amadas em panfletos políticos insuportáveis.
Esta seria a primeira grande vitória do movimento que se tornou conhecido como “GamerGate 2”, uma resposta dos verdadeiros gamers contra a imposição de agendas identitárias nos jogos. E podemos agradecer diretamente ao trabalho incansável do brasileiro Kabrutus, criador da página de curadoria “Sweet Baby Inc Detected” na Steam, que se tornou uma ferramenta essencial para gamers identificarem e evitarem jogos contaminados pela ideologia woke.
“A ferramenta que criei não é nada demais, apenas informação pública organizada para os consumidores”, comenta humildemente Kabrutus, agora integrante da Liga Nerdola e figura respeitada internacionalmente. “Não sou um herói, sou apenas um cara que ama videogames e decidiu fazer algo pela comunidade.”
A Derrota da Sweet Baby Inc é a Vitória dos Verdadeiros Gamers
Entre os projetos supostamente cancelados estaria até mesmo um possível DLC ou sequência de God of War: Ragnarok. A ironia não poderia ser maior: a Sweet Baby Inc já havia se vangloriado publicamente de sua participação no jogo original, onde substituiu figuras da mitologia nórdica por versões “diversas” e transformou Kratos em um guerreiro arrependido de sua “masculinidade tóxica”.
O fracasso comercial do Spider-Man 2, outro produto com influência da SBI, parece ter sido a gota d’água. Com vendas 50% inferiores ao primeiro jogo, mesmo com uma base instalada maior de PlayStation 5, ficou claro que os gamers estão votando com suas carteiras.
Kim Belair, fundadora da Sweet Baby Inc, vem demonstrando desespero crescente. Em sua palestra na GDC, chegou a afirmar que a Inteligência Artificial deveria ser usada para “empatia e inclusão, não para lucro” – uma declaração que só confirmou as suspeitas de que sua empresa jamais se importou com a qualidade dos games ou com o que os fãs realmente desejam.
O trabalho de Kabrutus, que começou como uma simples página de curadoria, agora pode ser considerado um divisor de águas na indústria. Com quase 300 mil seguidores, seu “Sweet Baby Inc Detected” se tornou a quinta maior curadoria da Steam, provando que os verdadeiros gamers estão fartos de ter suas franquias favoritas sequestradas por ativistas disfarçados de consultores.
“O controle da indústria está em nossas mãos, nós jogadores”, afirma Kabrutus. “Eles precisam mais de nós do que nós deles, e podemos sempre falar com nossas carteiras.”
Com a Sony aparentemente cortando relações com a Sweet Baby Inc, finalmente podemos esperar jogos focados em diversão e narrativas autênticas, não em checklists ideológicos. A era da lacração obrigatória nos games pode estar chegando ao fim, e temos um brasileiro para agradecer por isso.
Kotaku Detected: Site retorna após tentativa de silenciamento da imprensa de games